Editores da série MOC: Antonio Carlos Buzaid - Fernando Cotait Maluf - Carlos H. Barrios

Editor-convidado: Caio Max S. Rocha Lima

Podcast #034 – Triagem e monitoramento do vírus da hepatite B em pacientes com câncer – Novas recomendações da ASCO

Nos últimos anos, a triagem de pacientes oncológicos para o vírus de hepatite B recomendada pela ASCO (Sociedade Americana de Oncologia Clínica) baseava-se em fatores de risco para a infecção do vírus. As abordagens de triagem eram bastante difíceis de serem implementadas na prática clínica, e as taxas de pacientes não hematológicos testados eram baixas.

Recentemente, porém, a ASCO divulgou uma importante atualização do guideline. Agora, a recomendação é que todos os pacientes com diagnóstico de câncer que vão iniciar terapia antineoplásica façam a avaliação da triagem para o vírus de hepatite B.

Confira neste Podcast, com apresentação da Dra. Debora Gagliato, oncologista clínica da BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo, comentários sobre as principais mudanças realizadas no guideline. Entenda quais são os exames que devem ser realizados na triagem do vírus, além dos fatores que precisam ser monitorados.

“É importante que todos os oncologistas saibam dessa recomendação para testar os pacientes e eventualmente encaminhar para um especialista da área de hepatologia”, conclui Dra. Debora.

Continue sua leitura

Mais informações e estudos no MOC Tumores Sólidos

Acessar MOC

Seja o primeiro a saber das novidades, cursos e novos manuais que serão lançados.

Cadastre-se abaixo para ter acesso:

Seu e-mail
Sua área de atuação

Sobre quais áreas você tem interesse de receber conteúdos?