Continue sua leitura
Podcast #017 – ASCO 2020 | Destaques em Câncer de Pulmão
Dra. Carolina Kawamura Haddad, oncologista clínica da BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo, comenta os destaques da ASCO 2020 no tratamento adjuvante do câncer de pulmão de células não pequenas (CPCNP), começando pelo importante estudo fase III, duplo-cego, ADAURA, que avaliou a eficácia e segurança do inibidor de tirosina quinase do EGFR de terceira geração osimertinibe versus placebo em pacientes com mutação do EGFR nos estádios IB a IIIA previamente ressecados. Na mesma linha de tratamento, destacou-se um estudo asiático que comparou o inibidor de tirosina quinase do EGFR de primeira geração gefitinibe à quimioterapia padrão.
Na doença metastática, destacaram-se dois trabalhos de imunoterapia. O estudo CheckMate 9LA, que consolidou mais uma opção de tratamento para o CPCNP EGFR/ALK negativo, com a combinação de quimioterapia + nivolumabe + ipilimumabe, e o estudo CheckMate 227, que teve apresentada a atualização do braço de ipilimumabe e nivolumabe versus quimioterapia isolada.
No tocante à terapia-alvo, Dra. Carolina comenta os resultados do estudo fase II DESTINY-Lung01, de trastuzumabe deruxtecan em pacientes com mutação de HER-2, depois fala sobre os desfechos do estudo fase III japonês NEJ026, que avaliou a combinação de erlotinibe e bevacizumabe versus erlotinibe isolado na primeira linha do CPCNP EGFR mutado.
No câncer de pulmão células pequenas (CPCP), os estudos de maior destaque (CASPIAN, KEYNOTE-604 e ECOG-ACRIN EA5161) corroboraram o papel da quimio-imunoterapia, com uso durvalumabe, pembrolizumabe e nivolumabe respectivamente.
Por fim, destacou-se também um trabalho importante que observou esquemas de radioterapia hiperfracionada CPCP.
Confira o episódio e saiba o que muda na prática clínica.