Continue sua leitura
Podcast #006 – Câncer de Mama: Disfunção Cognitiva em pacientes sob tratamento adjuvante
A disfunção cognitiva em pacientes expostos a tratamentos contra o câncer tem sido cada vez mais observada por meio de testes neuropsicológicos e confirmadas em estudos de neuroimagem, que documentam alterações na estrutura e na função do cérebro. A maioria das pesquisas está concentrada em avaliar o comprometimento cognitivo relacionado à quimioterapia, que possui toxicidade mais aguda e aparente. No entanto, existe um notável interesse entre os pesquisadores em avaliar também a disfunção cognitiva relacionada ao tratamento endócrino, que vem ganhando mais espaço, principalmente em mulheres com câncer de mama localizado.
Nesse contexto, no dia 9 de abril de 2020 foi publicado no Journal of Clinical Oncology um importante estudo que avaliou o comprometimento cognitivo em mulheres com câncer de mama localizado recrutadas no estudo TAILORx para receber quimioterapia em associação com terapia endócrina versus terapia endócrina isolada. Foram avaliadas 552 mulheres com recurrence score entre 11-25 selecionadas para responder um questionário funcional de cognição relacionado ao câncer aplicado antes do tratamento, aos 3, 6, 12, 24 e 36 meses.
Para falar sobre o desenho e os resultados desse importante estudo, recebemos neste episódio a Dra. Debora Gagliato, oncologista clínica da BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo.