Editores da série MOC: Antonio Carlos Buzaid - Fernando Cotait Maluf - Carlos H. Barrios

Editor-convidado: Caio Max S. Rocha Lima

Podcast #008 – Reposição hormonal – Recomendações da Sociedade Americana de Oncoginecologia

Cerca de 40% das mulheres com tumores ginecológicos são diagnosticadas na pré ou perimenopausa. Ao serem expostas a tratamentos oncológicos, seja cirurgia, radioterapia ou quimioterapia, essa população de pacientes pode sofrer uma menopausa induzida com sintomas mais severos em comparação à menopausa natural, os quais impactam diretamente na piora de qualidade de vida.

Nesse cenário, qual é o papel da reposição hormonal em pacientes com tumores ginecológicos ou com risco de desenvolvimento dessas neoplasias? Quais são os tumores ginecológicos que podem se beneficiar dessa terapia? Quando a reposição hormonal é segura e quando não recomendada?

Recentemente, foram publicadas as recomendações da Sociedade Americana de Oncoginecologia a respeito da terapia de reposição hormonal. Para falar sobre esse assunto e sintetizar as principais recomendações, preparamos este episódio, com apresentação da Dra. Graziela Zibetti Dal Molin, oncologista clínica da BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo.

Confira mais um episódio.

Continue sua leitura

Mais informações e estudos no MOC Tumores Sólidos

Acessar MOC

Seja o primeiro a saber das novidades, cursos e novos manuais que serão lançados.

Cadastre-se abaixo para ter acesso:

Seu e-mail
Sua área de atuação

Sobre quais áreas você tem interesse de receber conteúdos?