Editores da série MOC: Antonio Carlos Buzaid - Fernando Cotait Maluf - Carlos H. Barrios

Editor-convidado: Caio Max S. Rocha Lima

Notícias

Tratamento adjuvante do câncer de pulmão com pembrolizumabe demonstra benefício em sobrevida livre de doença

A farmacêutica Merck® juntamente com a Organização Europeia para Pesquisa e Tratamento do Câncer (EORTC) e a Plataforma Europeia de Oncologia Torácica (ETOP) anunciaram em 10 de janeiro de 2022 que o estudo de fase III KEYNOTE-091 atingiu um dos seus objetivos coprimários ao demonstrar benefício em sobrevida livre de doença em favor do uso de pembrolizumabe como tratamento adjuvante de pacientes com câncer de pulmão de células não pequenas completamente ressecado em estádios IB a IIIA, independente da expressão de PDL-1. O resultado preliminar divulgado é parte da revisão conduzida pelo Comitê Independente de Monitoramento dos Dados. A avaliação da sobrevida livre de doença na população PDL-1 ≥ 50% também foi numericamente superior nos pacientes tratados com pembrolizumabe adjuvante, porém nesta análise interina o nível de significância estatística pré-estabelecido não foi atingido.

O estudo KEYNOTE-091 randomizou 1.177 pacientes com câncer de pulmão de células não pequenas completamente ressecado estádios IB a IIIA entre tratamento adjuvante com pembrolizumabe ou placebo por 1 ano, podendo ser associado ou não ao uso de quimioterapia adjuvante. Os objetivos coprimários são a sobrevida livre de doença na população global e na população com PDL-1 ≥ 50%, e os objetivos secundários incluem a sobrevida global e sobrevida câncer-específica.

A farmacêutica informou que os resultados anunciados em breve serão apresentados em um congresso médico e serão submetidos para análise das autoridades regulatórias.

Por Dr. Daniel Vargas P. de Almeida

Continue sua leitura

Mais informações e estudos no MOC Tumores Sólidos

Acessar MOC

Seja o primeiro a saber das novidades, cursos e novos manuais que serão lançados.

Cadastre-se abaixo para ter acesso:

Seu e-mail
Sua área de atuação

Sobre quais áreas você tem interesse de receber conteúdos?