Editores da série MOC: Antonio Carlos Buzaid - Fernando Cotait Maluf - Carlos H. Barrios

Editor-convidado: Caio Max S. Rocha Lima

Notícias

Novo anticorpo conjugado a droga recebe aprovação acelerada do FDA para o tratamento do câncer de pulmão avançado

Em 14 de maio de 2025, a agência norte-americana FDA (Food and Drug Administration) concedeu aprovação acelerada ao uso do anticorpo conjugado a droga (ADC) telisotuzumabe vedotina para o tratamento de pacientes adultos com câncer de pulmão de células não-pequenas (CPCNP) do tipo não-escamoso, localmente avançado ou metastático, com superexpressão da proteína c-Met (imunohistoquímica [IHQ] em ≥50% das células tumorais com coloração forte [3+]), conforme determinado por teste aprovado pelo FDA, que tenham recebido tratamento sistêmico prévio.

A aprovação teve como base os resultados do estudo LUMINOSITY, que incluiu 84 pacientes com CPCNP não-escamoso, EGFR selvagem, com superexpressão de c-Met e previamente tratados. A taxa de resposta objetiva foi de 35% e a duração mediana de resposta foi de 7,2 meses. Na análise de segurança de uma população agrupada, os eventos adversos mais comuns (≥ 20%) observados com o uso de telisotuzumabe vedotina foram: neuropatia periférica, fadiga, redução do apetite e edema periférico. Entre as anormalidades laboratoriais de graus ≥ 3 mais frequentes (≥ 2%) destacaram-se: linfopenia, hiperglicemia, elevações de ALT e GGT, hipofosfatemia, hiponatremia, anemia e hipocalcemia.

A dose recomendada de telisotuzumabe vedotina é de 1,9 mg/kg (máxima de 190 mg), administrada por via intravenosa, a cada duas semanas, até progressão da doença ou toxicidade limitante.

Por Dr. Daniel Vargas P. de Almeida

 

Continue sua leitura

Mais informações e estudos no MOC Tumores Sólidos

Acessar MOC