Editores da série MOC: Antonio Carlos Buzaid - Fernando Cotait Maluf - Carlos H. Barrios

Editor-convidado: Caio Max S. Rocha Lima

Notícias

Projeto Amor à Pesquisa Contra o Câncer no Brasil inicia estudos clínicos

O projeto Amor à Pesquisa Contra o Câncer no Brasil avança e já caminha para iniciar estudos clínicos em algumas regiões. Lançado pelo Instituto Vencer o Câncer, em 2021, esta iniciativa conta com a consultoria técnica do Latin American Cooperative Oncology Group (LACOG) e patrocínio da Associação da Indústria Farmacêutica de Pesquisa (Interfarma), do Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos (Sindusfarma) e da Eurofarma. São seis centros de pesquisa fora do eixo Rio-São Paulo nas seguintes cidades: Manaus (AM), Belém (PA), São Luís (MA), João Pessoa (PB), Feira de Santana (BA) e Campo Grande (MS).

A unidade de São Luís, no Maranhão, vai desenvolver pesquisas sobre tumores renais e de próstata. O centro de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, terá estudos sobre câncer renal e de pulmão. A unidade de Manaus, no Amazonas, terá pesquisas sobre câncer anal relacionado ao HIV e tumor renal. Os demais centros também já se preparam para dar início aos estudos clínicos em suas unidades. Antes do início das pesquisas, os centros receberam, no primeiro semestre de 2022, visitas técnicas e inspeções, dentro do processo de implementação das atividades e treinamento das equipes locais.

O programa, que possibilita descentralizar a pesquisa clínica, oferece maior acesso às melhores opções de tratamentos para pacientes que, muitas vezes, precisam se deslocar centenas de quilômetros para participar de estudos. Também busca aprimorar a atuação dos profissionais nas unidades instaladas em diferentes regiões e reduzir a desigualdade no tratamento de câncer no país.

Saiba mais sobre o projeto no site do Instituto Vencer o Câncer.

 

Continue sua leitura

Mais informações e estudos no MOC Tumores Sólidos

Acessar MOC

Seja o primeiro a saber das novidades, cursos e novos manuais que serão lançados.

Cadastre-se abaixo para ter acesso:

Seu e-mail
Sua área de atuação

Sobre quais áreas você tem interesse de receber conteúdos?