Editores da série MOC: Antonio Carlos Buzaid - Fernando Cotait Maluf - Carlos H. Barrios

Editor-convidado: Caio Max S. Rocha Lima

Notícias

Primeiro inibidor de KRAS é aprovado para o tratamento do câncer de pulmão nos EUA

O FDA (Food and Drug Administration) aprovou em 28 de maio de 2021 o inibidor de KRAS sotorasibe para o tratamento de pacientes portadores de câncer de pulmão de células não pequenas avançado com mutação de KRAS G12C expostos a uma ou mais terapia sistêmicas prévias.

A Dra. Suellen Castro, oncologista da BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo, destaca que os “pacientes com carcinoma de pulmão de células não pequenas metastático que progridem a uma ou mais linhas de tratamento representam aqueles com pior prognóstico, uma vez que possuem limitadas opções de tratamento disponíveis”.

Os dados que embasaram a aprovação são derivados do estudo multicoortes CodeBreaK 100, que incluiu a avaliação de 124 pacientes com câncer de pulmão de células não pequenas localmente avançado ou metastático com mutação de KRAS G12C e que apresentaram progressão de doença durante ou após uma ou mais linhas de tratamento sistêmico. Destaca-se que esta mutação está presente em cerca de 13% dos pacientes com câncer de pulmão e 1-3% dos pacientes com carcinoma colorretal.

A taxa de resposta ao agente oral foi de 36,6%, com duração mediana de resposta de 10,0 meses. No tocante à avaliação de segurança ao tratamento, as toxicidades mais frequentes foram diarreia, dor musculoesquelética, náuseas, fadiga, toxicidade hepática e tosse.

A dose de tratamento aprovada é sotorasibe 960 mg, via oral, uma vez ao dia.

As alterações de KRAS são consideradas pelos pesquisadores como mutações desafiadoras. Por muitos anos, foram consideradas não passíveis de tratamento-alvo. A aprovação do sotorasibe representa um grande avanço e uma mudança no paradigma do tratamento oncológico para pacientes com câncer de pulmão de células não pequenas metastático com mutação KRAS G12C”, complementa a Dra. Suellen.

Por Dr. Daniel Vargas P. de Almeida

Continue sua leitura

Mais informações e estudos no MOC Tumores Sólidos

Acessar MOC

Seja o primeiro a saber das novidades, cursos e novos manuais que serão lançados.

Cadastre-se abaixo para ter acesso:

Seu e-mail
Sua área de atuação

Sobre quais áreas você tem interesse de receber conteúdos?