Editores da série MOC: Antonio Carlos Buzaid - Fernando Cotait Maluf - Carlos H. Barrios

Editor-convidado: Caio Max S. Rocha Lima

Notícias

Novo agente aprovado para o tratamento do câncer de pulmão com alteração do MET nos EUA

O FDA (Food and Drug Administration) concedeu em 03 de fevereiro de 2021 aprovação acelerada ao inibidor de MET tepotinibe para o tratamento de pacientes com câncer de pulmão de células não pequenas portadores de mutação do MET do tipo skipping no éxon 14 (METex14).

A eficácia do tratamento foi demonstrada através do estudo de fase II VISION, que avaliou o tratamento de 152 pacientes portadores de câncer de pulmão de células não pequenas avançado ou metastático com METex14 com tepotinibe 450 mg via oral diariamente até progressão de doença ou toxicidade limitante. A taxa de resposta, objetivo principal do estudo, foi de 43% tanto no subgrupo de pacientes sem tratamento prévio quanto naqueles previamente expostos a tratamento sistêmico. A duração mediana do benefício foi de 10,8 e 11,1 meses nos mesmos grupos, respectivamente. Os eventos adversos mais frequentes na avaliação de segurança foram edema, fadiga, náusea, diarreia, dor musculoesquelética e dispneia.

Conforme destaca o Dr. William William, oncologista e diretor médico da Oncologia Clínica e Hematologia do Centro Oncológico da BP –  A Beneficência Portuguesa de São Paulo, “a aprovação de um segundo agente para mutação do MET nos Estados Unidos demonstra a importância dessa via molecular para certos pacientes com câncer de pulmão. Novos estudos estão avaliando outras drogas que tem MET como alvo, bem como o papel destes tratamentos não somente para pacientes com mutação do MET, como também para pacientes com amplificação do gene MET e para pacientes com mutação de EGFR e resistência adquirida a inibidores de EGFR mediados por ativação da via do MET”.

Por Dr. Daniel Vargas P. de Almeida

Continue sua leitura

Mais informações e estudos no MOC Tumores Sólidos

Acessar MOC

Seja o primeiro a saber das novidades, cursos e novos manuais que serão lançados.

Cadastre-se abaixo para ter acesso:

Seu e-mail
Sua área de atuação

Sobre quais áreas você tem interesse de receber conteúdos?