Editores da série MOC: Antonio Carlos Buzaid - Fernando Cotait Maluf - Carlos H. Barrios

Editor-convidado: Caio Max S. Rocha Lima

Bexiga

Nova aprovação de tratamento tumor-agnóstico nos EUA

Em um desenvolvimento notável para o tratamento do câncer, o FDA (Food and Drug Administration) concedeu, em 05 de abril de 2024, aprovação acelerada a trastuzumabe deruxtecana (T-DXd) para o tratamento de pacientes adultos com tumores sólidos HER-2 positivos (imunohistoquímica 3+) irressecáveis ou metastáticos que já receberam tratamento sistêmico anterior e não possuem boas opções de tratamento disponíveis.

A eficácia de T-DXd neste cenário foi avaliada em 192 pacientes adultos com tumores sólidos HER-2 positivos previamente tratados e irresecáveis ou metastáticos, incluídos em três diferentes estudos: DESTINY-PanTumor02, DESTINY-Lung01 e DESTINY-CRC02.

No estudo DESTINY-PanTumor02, a taxa de resposta foi de 51,4%, com uma duração de resposta mediana de 19,4 meses. No DESTINY-Lung01, a taxa de resposta atingiu 52,9%, com duração mediana de 6,9 meses. No DESTINY-CRC02, a taxa de resposta foi de 46,9% e a duração mediana de 5,5 meses.

Na avaliação de eficácia específica dos subtipos de tumores: câncer colorretal (N=64) teve taxa de resposta de 46,9%, câncer de bexiga (N=27) com 37%, câncer do trato biliar (N=22) com 45,5%, câncer de pulmão de células não pequenas (N=17) com taxa de resposta de 52,9%, câncer de endométrio (N=16) com 56,3%, câncer de ovário (N=15) com 66,7% e câncer de glândula salivar (N=9) com 66,7%. Os eventos adversos mais frequentes (≥ 20%) durante o tratamento com T-DXd, incluindo alterações laboratoriais, foram: leucopenia, náuseas, anemia, neutropenia, fadiga, linfopenia, plaquetopenia, elevação de transaminases, elevação de fosfatase alcalina, vômitos, redução do apetite, alopecia, diarreia, hipocalemia, constipação, estomatite e infecção do trato respiratório superior. A bula inclui um aviso alertando sobre o risco de doença pulmonar intersticial e toxicidade para embriões e fetos.

A dosagem recomendada de T-DXd para esta indicação é de 5,4 mg/kg, via intravenosa, uma vez a cada 3 semanas em ciclos de 21 dias. Esta indicação de tratamento tumor-agnóstico foi anunciada sob aprovação acelerada, baseada na taxa de resposta objetiva e duração da resposta. A aprovação definitiva depende de estudos confirmatórios.

Por Dr. Daniel Vargas P. de Almeida

Continue sua leitura

Mais informações e estudos no MOC Tumores Sólidos

Acessar MOC

Seja o primeiro a saber das novidades, cursos e novos manuais que serão lançados.

Cadastre-se abaixo para ter acesso:

Seu e-mail
Sua área de atuação

Sobre quais áreas você tem interesse de receber conteúdos?