Editores da série MOC: Antonio Carlos Buzaid - Fernando Cotait Maluf - Carlos H. Barrios

Editor-convidado: Caio Max S. Rocha Lima

Notícias

LANÇAMENTO | Confira o e-book MOC-Cuidados de Suporte 2020

Os cuidados de suporte oferecem a todos os pacientes portadores de doenças graves, bem como aos seus familiares e cuidadores, medidas para aliviar os sintomas decorrentes de sua patologia que se apresentam em dimensões distintas, sejam elas física, psíquica, social ou emocional.

Diante do exposto, é com grande satisfação que a equipe MOC anuncia o lançamento do livro MOC-Cuidados de Suporte 2020 e convida todos os leitores a aprofundar seu conhecimento a respeito desse assunto de fundamental importância no cuidado dos pacientes oncológicos.

O conteúdo atualizado do livro MOC-Cuidados de Suporte 2020 discorre inicialmente sobre a definição de cuidados paliativos, assim como os critérios necessários para iniciar uma avaliação com equipe especializada. Além disso, são apresentadas informações práticas sobre o manejo de diversos sintomas, tanto através de abordagens farmacológicas quanto não-farmacológicas. Os aspectos psicológicos e a espiritualidade, conceitos por vezes considerados complexos de serem abordados no curso de doenças ameaçadoras da vida, são expostos de maneira clara e elucidativa neste livro, que também traz informações importantes sobre a legislação que rege os cuidados de fim de vida no Brasil, a fim de garantir o seu pleno exercício.

O novo MOC-Cuidados de Suporte reflete a tendência atual da literatura e dos programas de cuidados paliativos em oncologia ao utilizar o termo “Cuidados de Suporte” para essas intervenções.  Essa denominação está associada a estágios mais precoces da doença oncológica, fase em que vários estudos com nível de evidência IA demonstraram os múltiplos benefícios dos cuidados paliativos para o paciente, seus familiares e para o sistema de saúde.

Confira o lançamento do conteúdo!

Continue sua leitura

Mais informações e estudos no MOC Tumores Sólidos

Acessar MOC

Seja o primeiro a saber das novidades, cursos e novos manuais que serão lançados.

Cadastre-se abaixo para ter acesso:

Seu e-mail
Sua área de atuação

Sobre quais áreas você tem interesse de receber conteúdos?