Editores da série MOC: Antonio Carlos Buzaid - Fernando Cotait Maluf - William Nassib William Jr. - Carlos H. Barrios

Editor-convidado: Caio Max S. Rocha Lima

Notícias

Disponibilizado programa de testagem de PDL-1 em pacientes com câncer de pulmão de células não pequenas inicial e candidatos a tratamento adjuvante com imunoterapia

A farmacêutica Roche® está disponibilizando de maneira gratuita a avaliação imunohistoquímica da expressão de PDL-1 pelo anticorpo SP263 da Ventana em pacientes com câncer de pulmão de estádios II e III. Tal resultado possibilitará a consideração sobre o uso de atezolizumabe como tratamento adjuvante nos pacientes com doença completamente ressecada cirurgicamente, cujo ponto de corte utilizado na aprovação pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) foi a expressão de PDL-1 ≥ 1% nas células tumorais.

De maneira sumária, o estudo IMpower010 randomizou 1.005 pacientes com câncer de pulmão de células não pequenas estádios IB (T ≥ 4 cm) a IIIA submetidos a cirurgia e quimioterapia adjuvante com platina entre atezolizumabe ou melhor cuidado de suporte. O tratamento adjuvante com atezolizumabe reduziu em 34% o risco de recidiva de doença ou morte na população com doença estádios II-IIIA com expressão de PDL-1 ≥ 1% (HR=0,66; IC de 95%: 0,50-0,88; p=0,004), objetivo primário do estudo.

A plataforma para solicitação do teste pode ser acessada através do website: https://www.rochetesting.com.br, acessando o menu “Módulo Pulmão Estágio Precoce”.

Por Dr. Daniel Vargas P. de Almeida

 

Veja também:

Continue sua leitura

Mais informações e estudos no MOC Tumores Sólidos

Acessar MOC

Seja o primeiro a saber das novidades, cursos e novos manuais que serão lançados.

Cadastre-se abaixo para ter acesso:

Seu e-mail
Sua área de atuação

Sobre quais áreas você tem interesse de receber conteúdos?