Editores da série MOC: Antonio Carlos Buzaid - Fernando Cotait Maluf - Carlos H. Barrios

Editor-convidado: Caio Max S. Rocha Lima

Notícias

Câncer de pulmão com mutação de BRAF recebe nova aprovação nos EUA

O FDA (Food and Drug Administration) aprovou em 11 de outubro de 2023 a combinação de encorafenibe e binimetinibe para o tratamento de pacientes diagnosticados com câncer de pulmão de células não pequenas em estágio avançado apresentando mutação de BRAF V600E.

Este regime combinado foi avaliado para o tratamento de câncer de pulmão em 98 pacientes incluídos no estudo PHAROS. A idade mediana da população foi 70 anos, 53% eram do sexo feminino, 70% possuíam história de tabagismo prévio ou atual, 59 pacientes não haviam recebido tratamento prévio para a doença avançada e 8% possuíam metástases cerebrais.

A taxa de resposta foi 75% nos pacientes sem tratamento prévio e 46% nos pacientes previamente expostos a uma linha de tratamento sistêmico para a doença avançada (contemplando quimioterapia baseada em platina e/ou imunoterapia). A taxa de resposta completa foi 15% e 10% nestas mesmas populações, respectivamente, e a duração mediana de resposta não foi atingida no primeiro subgrupo e foi 16,7 meses nos pacientes com tratamento prévio. Na avaliação de segurança, os eventos adversos mais frequentes foram: fadiga, náuseas, diarreia, dor musculoesquelética, vômitos, dor abdominal, alteração visual, constipação, dispneia, rash e tosse. A taxa de eventos adversos graves foi 38%, incluindo: hemorragia (6%), diarreia (4,1%), anemia, dispneia e pneumonia (3,1% cada), arritmia cardíaca, infecção de dispositivo, edema, infarto do miocárdio e derrame pleural (2% cada).

As doses recomendadas para tratamento nesta indicação são: encorafenibe 450 mg, via oral, uma vez ao dia e binimetinibe 45 mg, via oral, duas vezes ao dia.

Por Dr. Daniel Vargas P. de Almeida

Continue sua leitura

Mais informações e estudos no MOC Tumores Sólidos

Acessar MOC