Editores da série MOC: Antonio Carlos Buzaid - Fernando Cotait Maluf - Carlos H. Barrios

Editor-convidado: Caio Max S. Rocha Lima

Leucemias

Novo tratamento para a leucemia mieloide aguda aprovado nos EUA

Em 20 de julho de 2023, o FDA (Food and Drug Administration) aprovou o uso de quizartinibe em combinação à indução padrão de citarabina e antraciclina e consolidação de citarabina, bem como monoterapia de manutenção após quimioterapia de consolidação, no tratamento de pacientes adultos com leucemia mieloide aguda (LMA) recém-diagnosticada e positiva para duplicação em tandem interna do FLT3. A agência também aprovou o teste LeukoStrat CDx FLT3 Mutation Assay como um diagnóstico complementar para o tratamento.

A eficácia de quizartinibe foi avaliada em combinação com quimioterapia no ensaio clínico QuANTUM-First, um estudo randomizado, duplo-cego e placebo-controlado, que incluiu 539 pacientes com LMA recém-diagnosticada e positiva para FLT3. Os pacientes foram randomizados (1:1) para receber quizartinibe (n=268) ou placebo (n=271) com terapia de indução e consolidação, bem como monoterapia de manutenção conforme a designação inicial. Não houve nova randomização no início da terapia pós-consolidação. Pacientes que prosseguiram para transplante de células-tronco hematopoiéticas (TCTH) iniciaram a terapia de manutenção após a recuperação do TCTH.

O estudo demonstrou que o tratamento com quizartinibe foi associado a um benefício estatisticamente significativo na sobrevida global, desfecho primário do estudo, quando comparado a placebo (HR=0,78; IC de 95%: 0,62-0,98; p=0,0324). A taxa de resposta completa no grupo do quizartinibe foi de 55%, com duração mediana de 38,6 meses, enquanto a taxa de resposta completa no grupo do placebo foi de 55%, com duração mediana de 12,4 meses.

É importante destacar que quizartinibe não é indicado como monoterapia de manutenção após TCTH alogênico, e o benefício em sobrevida global com o uso do quizartinibe não foi demonstrado nesse contexto. Também merece destaque que quizartinibe pode ocasionar prolongamento do QT, torsades de pointes e parada cardíaca.

A dose recomendada de tratamento com quizartinibe é:

  • Indução: 35,4 mg, via oral, uma vez ao dia nos dias 8 a 21 do ciclo “7 + 3” e nos dias 8-21 ou 6-19 de uma segunda indução opcional (“7 + 3” ou “5 + 2”),
  • Consolidação: 35,4 mg, via oral, uma vez ao dia nos dias 6-19 de citarabina em alta dose por até 4 ciclos,
  • Manutenção: 26,5 mg, via oral, uma vez ao dia nos dias 1 a 14 e 53 mg uma vez ao dia, posteriormente, por até 36 ciclos de 28 dias.

Por Dr. Daniel Vargas P. de Almeida

Continue sua leitura

Mais informações e estudos no MOC Tumores Sólidos

Acessar MOC

Seja o primeiro a saber das novidades, cursos e novos manuais que serão lançados.

Cadastre-se abaixo para ter acesso:

Seu e-mail
Sua área de atuação

Sobre quais áreas você tem interesse de receber conteúdos?