Editores da série MOC: Antonio Carlos Buzaid - Fernando Cotait Maluf - Carlos H. Barrios

Editor-convidado: Caio Max S. Rocha Lima

Leucemias

Novo regime com TKI é aprovado para o tratamento da LLA Ph+ nos EUA

Em 19 de março de 2024, o Food and Drug Administration (FDA) dos Estados Unidos concedeu aprovação acelerada a ponatinibe em combinação com quimioterapia para o tratamento de pacientes adultos recém-diagnosticados com leucemia linfoblástica aguda com cromossomo Philadelphia positivo (LLA Ph+).

A eficácia de ponatinibe neste cenário foi avaliada no estudo PhALLCON, que incluiu 245 pacientes adultos com LLA Ph+ recém-diagnosticada randomizados para receber ponatinibe ou imatinibe com quimioterapia (a combinação de imatinibe com quimioterapia não é um regime terapêutico aprovado). A quimioterapia consistiu em indução com vincristina e dexametasona, consolidação alternando entre metotrexato e citarabina, e manutenção com vincristina e prednisona. A dose de ponatinibe foi reduzida após a conclusão da fase de indução caso remissão completa com doença residual mínima (DRM) negativa fosse alcançada. A idade mediana da população foi 51 anos, a maioria era do sexo feminino (54,3%) e a principal variante de BCR::ABL1 foi a p190 (68,2%).

A taxa de remissão completa com DRM negativa ao final da indução foi de 30% no braço do ponatinibe e 12% no braço do imatinibe (RR=0,18; IC de 95%: 0,08- 0,28; p=0,0004). A taxa de remissão completa ao final da indução foi de 79% e 63%, enquanto a sobrevida global mediana foi de 20,4 e 18,1 meses nos mesmos braços, respectivamente. Os eventos adversos mais comuns no braço que recebeu ponatinibe foram: disfunção hepática, artralgia, rash cutâneo, cefaleia, febre, dor abdominal, constipação, fadiga, náuseas, mucosite oral, hipertensão, pancreatite/elevação de lipase, neuropatia periférica, hemorragia, neutropenia febril, retenção de fluidos e edema, vômitos, parestesia e arritmias cardíacas.

Por Dr. Daniel Vargas P. de Almeida

Continue sua leitura

Mais informações e estudos no MOC Tumores Sólidos

Acessar MOC

Seja o primeiro a saber das novidades, cursos e novos manuais que serão lançados.

Cadastre-se abaixo para ter acesso:

Seu e-mail
Sua área de atuação

Sobre quais áreas você tem interesse de receber conteúdos?