Editores da série MOC: Antonio Carlos Buzaid - Fernando Cotait Maluf - Carlos H. Barrios

Editor-convidado: Caio Max S. Rocha Lima

Melanoma

Pembrolizumabe demonstra benefício no tratamento adjuvante do melanoma estádio II

A farmacêutica Merck Sharp and Dohme® (MSD) anunciou em press release no dia 05 de agosto de 2021 que o estudo de fase III KEYNOTE-716 atingiu seu objetivo primário em análise interina, demonstrando benefício estatisticamente significativo na sobrevida livre de recorrência em favor do tratamento adjuvante com pembrolizumabe em pacientes com melanoma cutâneo de risco alto completamente ressecado estádio II em comparação a placebo.

Trata-se do primeiro estudo de fase III avaliando o uso de imunoterapia adjuvante especificamente em pacientes com melanoma cutâneo de estádios IIB e IIC. Na parte 1 do estudo KEYNOTE-716, o tratamento com pembrolizumabe ou placebo foi administrado a cada 3 semanas por 17 ciclos, totalizando aproximadamente um ano. Já na parte 2 do estudo, os pacientes que apresentaram recorrência durante o tratamento no braço placebo e aqueles com recorrência após ≥ 6 meses do término do tratamento no braço pembrolizumabe poderiam receber pembrolizumabe como terapia adjuvante após a ressecção da recidiva por 17 ciclos ou como terapia de primeira linha para a doença não passível de ressecção cirúrgica curativa por até 35 ciclos. Os objetivos secundários do estudo são a sobrevida livre de metástases à distância, sobrevida global, incidência de eventos adversos e incidência de descontinuação do tratamento.

A magnitude do benefício alcançado em sobrevida livre de recorrência ainda não é conhecida, e os dados devem ser apresentados logo em um congresso médico.

Por Dr. Daniel Vargas P. de Almeida

Continue sua leitura

Mais informações e estudos no MOC Tumores Sólidos

Acessar MOC

Seja o primeiro a saber das novidades, cursos e novos manuais que serão lançados.

Cadastre-se abaixo para ter acesso:

Seu e-mail
Sua área de atuação

Sobre quais áreas você tem interesse de receber conteúdos?