Editores da série MOC: Antonio Carlos Buzaid - Fernando Cotait Maluf - Carlos H. Barrios

Editor-convidado: Caio Max S. Rocha Lima

Mama

Qualidade de vida nos pacientes com câncer de mama com metástase óssea que utilizam acido zolendrônico

No câncer de mama nos estádios II e III, o uso do ácido zoledrônico em combinação com a terapia sistêmica adjuvante reduz o risco de recidiva e aumenta a sobrevida na maioria das pacientes, principalmente nas mulheres pós-menopausa. O uso contínuo desta terapêutica implica em algumas toxicidades em longo prazo como a osteonecrose de mandíbula (ONM).

O estudo prospectivo, randomizado, controlado, fase III, AZURE, avaliou a incidência e resultados da ONM induzida por bifosfonatos. Foram administradas doses de 4 mg a cada 3 ou 4 semanas, por 6 meses, seguida de doses a cada 3 ou 6 meses por 46 meses, totalizando 19 doses em 5 anos (esquema semelhante aqueles utilizados na doença metastática óssea de mama) associado a avaliação da qualidade de vida através do preenchimento diário de um questionário.

Com seguimento de 73 meses, foram reportados 26 casos confirmados de ONM, incidência cumulativa de 2.1% (IC de 95%; 0.9% a 3.3%) com 13 doses em média recebidas. Em 85% dos casos o evento ocorreu após extração dentária e 34% tiveram recuperação completa, mas o tratamento efetuado não foi descrito no trabalho (ainda não existe um consenso sobre qual é o melhor tratamento para ONM, mas comumente utiliza-se desbridamento cirúrgico, ressecções e uso de retalhos). 

Em relação à qualidade de vida, o estudo demonstrou que não houve impacto negativo, no geral, mas não há descrição se as pacientes que tiveram ONM apresentaram redução na sua qualidade de vida.

Em resumo, a chance de desenvolver ONM se encontra entre 0,2 a 2%, com média de 24 doses, dependendo da intenção do tratamento: prevenir ou tratar osteoporose, prevenir ou tratar as metástases ósseas. Os autores reconheceram que com este estudo retrospectivo, não se pode realmente saber o impacto na qualidade de vida nas pacientes que apresentaram ONM de acordo com aquele questionário utilizado.

Novos estudos estão em andamento, para responder as questões ainda pendentes, como CALGB 70604, que avaliará se a dose ácido zoledrônico a cada 3 meses não é inferior a dose padrão mensal, e o SWOG Trial, que utiliza bifosfonato oral em combinação com endovenoso.

Referências:
Coleman RE, Marshall H, Cameron D, et al: Breast-cancer adjuvant therapy with zoledronic acid. N Engl J Med 365:1396-1405, 2011.
Varun B, Sivakumar T, Nair BJ, et al: Bisphosphonate induced osteonecrosis of jaw in breast cancer patients: A systematic review. J Oral Maxillofac Pathol 16:210-214, 2012.

Andréa M Ferrian
(Fellow Oncologia Clínica do Centro Oncológico Antônio Ermírio de Moraes)

Continue sua leitura

Mais informações e estudos no MOC Tumores Sólidos

Acessar MOC