Editores da série MOC: Antonio Carlos Buzaid - Fernando Cotait Maluf - Carlos H. Barrios

Editor-convidado: Caio Max S. Rocha Lima

Mama

ESPECIAL: San Antonio Breast Cancer Symposium, held Dec. 10–14, 2013

Uso dos bifosfonatos em mulheres na pós-menopausa com câncer de mama

Foi apresentada em San Antonio 2013, uma grande metanálise baseada em dados de pacientes individuais, avaliando especificamente o papel dos bifosfonatos na adjuvância.  Foram incluídas informações de 36 estudos que trataram mais de 22.000 pacientes com câncer de mama inicial randomizadas para receber ou não bisfosfonatos. Considerando a análise global, não se observou nenhum benefício com a adição dos bisfosfonatos na adjuvância.

Em todas as pacientes do estudo, a recorrência de câncer de mama foi reduzida em 1,1% entre as que fizeram uso de bisfosfonatos (p=0,08) e recorrências distantes foram reduzidas em 1,4% (p=0,03).

No grupo que envolveu as mulheres na pós-menopausa (mais de 11.000 pacientes), houve uma diminuição significativa de 34% nas recorrências ósseas, um aumento na sobrevida livre de doença e uma diminuição de 17% na mortalidade.

Nesse mesmo grupo, a mortalidade específica por câncer foi reduzida em 3,1% entre as pacientes que utilizaram bisfosfonatos (p=0,004). Também houve uma redução significativa na mortalidade por todas as causas a favor das mulheres na pós-menopausa em uso de bifosfonatos (23,8 para 21,5%, p=0,007).

Tais resultados foram independentes da expressão de RH, do comprometimento linfonodal e do uso ou não de quimioterapia. Além disso, não se observou nenhum benefício com o uso de bifosfonatos nas mulheres pré-menopausadas.

Referência:
36th Annual San Antonio Breast Cancer Symposium (SABCS): Abstract S4-07. Presented December 13, 2013.

Raphael Brandão
(Médico Residente de Oncologia do Hospital São José – Beneficência Portuguesa de São Paulo)

Continue sua leitura

Mais informações e estudos no MOC Tumores Sólidos

Acessar MOC