Editores da série MOC: Antonio Carlos Buzaid - Fernando Cotait Maluf - Carlos H. Barrios

Editor-convidado: Caio Max S. Rocha Lima

Ginecológico

CÂNCER DE OVÁRIO – O tempo de intervalo entre a cirurgia e o início da quimioterapia interfere significativamente no prognóstico das pacientes com câncer seroso de ovário avançado – Análise de dados dos pacientes no estudo prospectivo OVCAD.

Resumo:
Cirurgia citorredutora e terapia sistêmica à base de platina constituem o padrão de tratamento das pacientes com câncer de ovário avançado. O objetivo do presente estudo foi avaliar se o intervalo de tempo de uma cirurgia para o início da quimioterapia tem algum impacto sobre o resultado clínico.

Métodos:
Foram analisados 191 pacientes com câncer de ovário avançado (FIGO III-IV) do estudo prospectivo multicêntrico Ovarian Cancer Diagnosis (OVCAD) Todos os pacientes foram submetidos à cirurgia primária seguida por quimioterapia à base de platina.

Resultados:
O intervalo entre a cirurgia e o início da quimioterapia (QT) foram de 22, 28 e 38 dias, respectivamente (variação de 4-158 dias). Estado pré-operatório de desempenho (p<0,001), extensão da cirurgia (p<0,001), e complicações perioperatórias (p<0,001) foram correlacionados com intervalo entre cirurgia e o início da QT. O tempo para o início de QT [≤ 28 dias contra > 28 dias; HR=1,73; IC de 95%: 1,08-2,78; p=0,022], pacientes com doença residual após citorredução [HR=2,95; IC de 95%: 1,87-4,67; p<0,001], e estadiamento FIGO [HR=2,26; IC de 95%: 1,41-3,64: p=0,001] foram fatores prognósticos significativos para a sobrevida global em análise multivariada. Embora o intervalo entre a cirurgia e o início da QT não ter significado prognóstico em pacientes sem doença residual pós-operatória (n=121), houve correlação com a sobrevida global em pacientes com doença residual pós-operatória [n=70; HR=2,24; IC de 95%: 1,08-4,66; p=0,031].

Conclusões:
Os resultados sugerem que o atraso do início da QT pode comprometer a sobrevida global em pacientes com câncer avançado de ovário seroso, especialmente quando submetidos a citorredução sub ótima.

Hofstetter G, Concin N, Braicu I, et al. The time interval from surgery to start of chemotherapy significantly impacts prognosis in patients with advanced serous ovarian carcinoma – Analysis of patient data in the prospective OVCAD study. Gynecol Oncol 2013, Epub ahead of print.

Comentários – MOC Brasil:

Os resultados deste estudo indicam comprometimento da sobrevida global em mulheres com câncer de ovário avançado quando o início da QT após a cirurgia redutora é atrasado, principalmente se a cirurgia citorredutora é sub-ótima.

Raphael Brandão
(Médico Residente de Oncologia Clínica da Beneficência Portuguesa de São Paulo)

02/09/2013

Continue sua leitura

Mais informações e estudos no MOC Tumores Sólidos

Acessar MOC