Continue sua leitura
Abertas consultas públicas para a inclusão de tratamentos orais para o câncer de próstata na CONITEC
A Conitec (Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde) recentemente abriu para contribuições duas diferentes consultas públicas acerca da incorporação de medicamentos orais para o tratamento de pacientes com câncer de próstata em dois diferentes cenários no âmbito da saúde pública: em casos de doença não metastática e metastática resistente à castração e no caso de pacientes com doença metastática sensível à castração.
Estas oportunidades de contribuição se referem às consultas abaixo:
- Consulta pública número 22: Abiraterona, apalutamida, darolutamida e enzalutamida para o tratamento de indivíduos com câncer de próstata resistente à castração (CPRC) não metastático e metastático em pacientes virgens de tratamento e metastático em pacientes com uso prévio de quimioterapia.
A recomendação preliminar foi favorável à incorporação da abiraterona associada à TPA (terapia de privação androgênica), mas desfavorável à incorporação da enzalutamida para pacientes com câncer de próstata resistente à castração metastático em indivíduos virgens de quimioterapia. A recomendação preliminar também foi desfavorável à incorporação de apalutamida, darolutamida e enzalutamida (associados à TPA) para câncer de próstata resistente à castração não metastático. Além disso, a recomendação preliminar foi desfavorável também à incorporação da enzalutamida associada à TPA para câncer de próstata resistente à castração metastático em indivíduos com uso prévio de docetaxel.
- Consulta pública número 23: Abiraterona, apalutamida, darolutamida e enzalutamida para o tratamento de indivíduos com câncer de próstata sensível à castração e metastático (CPSCm)
A recomendação preliminar foi favorável à incorporação da abiraterona e da abiraterona associada ao docetaxel para o tratamento de pacientes com CPSCm. A recomendação preliminar foi desfavorável à incorporação dos medicamentos enzalutamida, darolutamida e apalutamida para tratamento de pacientes com CPSCm.
As consultas públicas ficarão abertas para contribuições até o dia 12/06, e os formulários podem ser acessados neste link. A recomendação final da Conitec será baseada na avaliação das contribuições.
Por Dr. Daniel Vargas P. de Almeida