Editores da série MOC: Antonio Carlos Buzaid - Fernando Cotait Maluf - Carlos H. Barrios

Editor-convidado: Caio Max S. Rocha Lima

Próstata

A metformina tem um efeito quimiopreventivo após diagnóstico de câncer?

Este artigo colabora para as evidências que a progressão do câncer de próstata pode ser afetada pela síndrome metabólica, diabetes e obesidade.

Objetivo:
Avaliar a associação entre a duração acumulada do uso da metformina após o diagnóstico do câncer de próstata e mortalidade específica por câncer de próstata e mortalidade geral em homens com diabetes.

Pacientes e Métodos:
Os pesquisadores conduziram uma coorte retrospectiva de base populacional, incluindo pacientes com diabetes e mais de 66 anos, coletados a partir de várias bases de dados administrativas de saúde de Ontário, que posteriormente desenvolveram câncer de próstata.

Resultados:
A coorte incluiu 3.837 pacientes diabéticos com média de idade de 75 anos. O acompanhamento médio foi 4,64 anos (variando entre 2,7-7,1 anos), durante o qual, 35% dos pacientes morreram, sendo 7,6% em função do câncer de próstata. O hazard ratio (HR), ajustado para mortalidade específica por câncer de próstata, foi de 0,76 para cada adicional de 6 meses de uso da metformina. Homens diabéticos com câncer de próstata (CP) tiveram 24% de diminuição do risco de morte para cada adicional de 6 meses de tratamento com metformina após o diagnóstico de câncer. Seu uso acumulado também foi associado à diminuição do risco de mortalidade por qualquer causa durante os primeiros seis meses após o diagnóstico. Não houve outros antidiabéticos que afetaram a mortalidade específica por CP.

Discussão:
A metformina é segura, tem poucos efeitos colaterais e é barata. Seu benefício ocorreu independentemente do regime de tratamento do câncer. Além disso, os resultados apresentados sugerem que ela pode melhorar ainda mais a sobrevida como terapia adjuvante, mesmo entre aqueles que receberam tratamentos padrões, auxiliando a hipótese da metformina ter atividade anticancerígena. A partir desse estudo não podemos concluir se os efeitos dessa droga também seriam vistos em uma população não diabética, se os resultados foram influenciados por diferenças de potencial entre os pacientes tratados com metformina e aqueles tratados com insulina/sulfoniluréias ou se a atividade anticancerígena ocorre apenas em pacientes com diabetes ou com outras anormalidades metabólicas.

De acordo com o National Institutes of Health Clinical Trials Registry, pelo menos nove ensaios clínicos estão em andamento para explorar os benefícios da metformina entre os homens com câncer de próstata recorrente, avançado ou metastático.

Os autores acreditam que a metformina pode prevenir ou atrasar a progressão de doença em pacientes com câncer de próstata. É factível a realização de um estudo intervencionista com uso dessa droga para avaliar sua ação no atraso da progressão da doença.

Além disso, é sabido que uma dieta saudável, com pouca gordura, e a prática regular de atividades físicas têm demonstrado, em estudos prospectivos, melhorar significativamente os resultados clínicos em vários tipos de câncer, incluindo o câncer de próstata.

Referências:

  1. Pollack M.N., et al. Investigating metformin for cancer prevention and treatment: the end of the beginning. Cancer Discov 2:778-90, 2012.
  2. United States national Institutes of health: Clinical Trials.gov. Disponível em http://www.clinicaltrials.gov.

Giselle C. S. Almeida
(Fellow Oncologia do Centro Oncológico Antonio Ermírio de Moraes)

Continue sua leitura

Mais informações e estudos no MOC Tumores Sólidos

Acessar MOC