Editores da série MOC: Antonio Carlos Buzaid - Fernando Cotait Maluf - Carlos H. Barrios

Editor-convidado: Caio Max S. Rocha Lima

Gastrintestinal

Panitumumabe combinado a quimioterapia com esquema FOLFOX4 versus FOLFOX4 isolado: o estudo PRIME

Estudo randomizado, fase III que avaliou a adição do anticorpo monoclonal ao esquema quimioterápico em primeira linha para pacientes com câncer colorretal metastático (mCRC)

Take-home message:
O uso do panitumumabe combinado à quimioterapia apresenta eficácia promissora em pacientes cujo status seja KRAS selvagem, promovendo melhora em SLP em pacientes com neoplasia de colón metastático.

Fase do Estudo:
Fase III.

Objetivo:
Avaliar a eficácia e segurança de panitumumabe associado ao esquema infusional com fluoruracila, leucovorin e oxaliplatina (FOLFOX4) versus FOLFOX4 isolado como tratamento inicial para mCRC.

População/casuística:
Estudo open-label, multicêntrico de fase III com 1.183 pacientes dos quais foram elegíveis pelos seguintes critérios: idade maior que 18 anos, ECOG 0-2, sem tratamento prévio para câncer colorretal metastático.

Desenho do estudo/intervenção:
Todos os 1.183 pacientes foram randomizados em 1:1 para receber panitumumabe + FOLFOX4 versus FOLFOX4 apenas, em pacientes com mCRC não previamente tratados de acordo com o estado KRAS do tumor. O desfecho primário do estudo foi sobrevida livre de progressão (SLP) e a sobrevida global (SG) foi o desfecho secundário. Os resultados foram prospectivamente analisados como intenção de tratamento, com base no status KRAS.

Resultados:
Resultados do status KRAS estavam disponíveis para 93% dos 1.183 pacientes randomizados. Aqueles com tipo selvagem (WT) receberam panitumumabe adicionado ao FOLFOX4, o que melhorou significativamente SLP comparado ao tratamento quimioterápico isolado com FOLFOX4 (mediana SLP, 9,6 versus 8,0 meses, respectivamente; HR=0,80; IC de 95%: 0,66-0,97; p=0,02). Um aumento não significativo em SG também foi observado para panitumumabe + FOLFOX4 versus FOLFOX4 (mediana SG, 23,9 versus 19,7 meses, respectivamente; HR=0,83; IC de 95 %: 0,67-1,02; p=0,072). Naqueles com KRAS mutado, SLP foi significativamente reduzida no braço panitumumabe + FOLFOX4 versus braço FOLFOX4 (HR=1,29; IC de 95 %: 1,04-1,62; p=0,02), e SG mediana foi de 15,5 meses versus 19,3 meses, respectivamente (HR=1,24; CI de 95%: 0,98-1,57; p=0,068). Taxas de eventos adversos foram equivalentes ​​entre os braços, com exceção de toxicidades associada com a terapia anti-EGFR.

O estudo em perspectiva:
Panitumumabe é um anticorpo monoclonal que melhora a sobrevida livre de progressão nos pacientes com tumores do tipo KRAS selvagem, ressaltando a importância dos testes KRAS. Este estudo demonstrou que a associação do panitumumabe ao FOLFOX4 é esquema bem tolerado para pacientes com mCRC.

Referência:
Douillard JY, Oliner KS, Siena S, et al. Panitumumab-FOLFOX4 treatment and RAS mutations in colorectal cancer. N Engl J Med 2013;369(11):1023-34.

CARINA ABRAHÃO
(Médica Residente de Oncologia do Centro Oncológico Antônio Ermírio de Moraes)

Continue sua leitura

Mais informações e estudos no MOC Tumores Sólidos

Acessar MOC