Editores da série MOC: Antonio Carlos Buzaid - Fernando Cotait Maluf - Carlos H. Barrios

Editor-convidado: Caio Max S. Rocha Lima

Colorretal

Novo regime combinado é aprovado para o tratamento do câncer de cólon com mutação de KRAS nos EUA

Em 21 de junho de 2024, o Food and Drug Administration (FDA) concedeu aprovação acelerada ao uso combinado de adagrasibe e cetuximabe para o tratamento de pacientes com câncer colorretal localmente avançado ou metastático com mutação KRAS do tipo G12C após exposição prévia a quimioterapia à base de fluoropirimidina, oxaliplatina e irinotecano.

A eficácia e a segurança dessa combinação foram avaliadas no estudo KRYSTAL-1, incluindo pacientes com tumores localmente avançado ou metastático com mutação KRAS G12C previamente tratados com quimioterapia à base de fluoropirimidina, oxaliplatina e irinotecano, além de um inibidor de VEGF, se indicado. Todos os participantes receberam adagrasibe e cetuximabe. A idade mediana da população era 57 anos, 53% eram do sexo feminino, o número mediano de regimes prévios era 3, 25% haviam recebido ≥ 4 linhas de tratamento e os principais sítios de doença metastática eram: pulmão (71%), fígado (64%) e ossos (14%). Entre os 94 pacientes incluídos, a taxa de resposta foi 34%, com todas as respostas sendo parciais e a duração mediana de resposta foi de 5,8 meses. A resposta foi mantida por ao menos 6 meses em 31% daqueles que responderam ao tratamento. Os eventos adversos mais frequentes (≥ 20%) foram: rash cutâneo, náuseas, diarreia, vômito, fadiga, dor musculoesquelética, hepatotoxicidade, cefaleia, pele seca, dor abdominal, redução do apetite, edema, anemia, tosse, tontura, constipação e neuropatia periférica.

A dose recomendada de adagrasibe é 600 mg por via oral duas vezes ao dia até a progressão da doença ou toxicidade limitante.

Por Dr. Daniel Vargas P. de Almeida

Continue sua leitura

Mais informações e estudos no MOC Tumores Sólidos

Acessar MOC

Seja o primeiro a saber das novidades, cursos e novos manuais que serão lançados.

Cadastre-se abaixo para ter acesso:

Seu e-mail
Sua área de atuação

Sobre quais áreas você tem interesse de receber conteúdos?