Editores da série MOC: Antonio Carlos Buzaid - Fernando Cotait Maluf - Carlos H. Barrios

Editor-convidado: Caio Max S. Rocha Lima

Colorretal

Eficácia do bevacizumabe em pacientes idosos com câncer colorretal avançado – Estudo AVEX

Os pacientes idosos com câncer colorretal (CCR) podem ter menor tolerância para tratamentos que envolvam a combinação de quimioterapia (QT). Porém, faltam dados prospectivos em relação à segurança e eficácia da QT ou drogas de alvo molecular para estes pacientes.

Um estudo, randomizado de fase III (AVEX) comparou QT (capecitabina), com ou sem bevacizumabe, em 280 pacientes idosos com CCR.
A idade média dos pacientes foi de 76 anos, variando de 70-87. Os doentes elegíveis tinham doença irresecável e metastática e receberam capecitabina (1.000 mg/m², 2x/dia, durante 14 dias), isolada ou em combinação com o bevacizumabe (7,5 mg/kg, no D1) a cada 3 semanas. A maioria dos pacientes tinham metástases hepáticas e tumores primários de cólon.

Os resultados do estudo foram:

  1. Sobrevida livre de progressão (SLP) – Endpoint primário: Foi superior com terapia combinada contra monoterapia (mediana de 9,1 versus 5,1 meses; HR=0,53; p<0,0001). O benefício de SLP foi observado em todas as faixas etárias, incluindo os pacientes com mais de 80 anos;
  2. A taxa de resposta também foi superior com terapia combinada (19 versus 10%; p=0,04);
  3. Sobrevida global apresentou tendência maior com a terapia combinada (16,8 versus 20,7 meses; HR=0,79; p=0,18);
  4. Eventos adversos relacionados ao tratamento foram mais comuns com a terapia combinada (14 versus 8%).

O estudo AVEX é um dos primeiros a abordar o tratamento quimioterápico para pacientes idosos com câncer colorretal. O estudo mostra a segurança e a eficácia superior da capecitabina mais bevacizumabe contra capecitabina isolada, demonstrando que a combinação aumenta a SLP e taxa resposta.

Referência:
Cunningham D, Lang I, Marcuello E, et al. Bevacizumab plus capecitabine versus capecitabine alone in elderly patients with previously untreated metastatic colorectal cancer (AVEX): An open-label, randomised phase 3 trial. Lancet Oncol 2013;14:1077-85.

RAPHAEL BRANDÃO MOREIRA
(Médico Residente de Oncologia do Hospital São José – Beneficência Portuguesa de São Paulo)

Continue sua leitura

Mais informações e estudos no MOC Tumores Sólidos

Acessar MOC