Editores da série MOC: Antonio Carlos Buzaid - Fernando Cotait Maluf - Carlos H. Barrios

Editor-convidado: Caio Max S. Rocha Lima

Cólon

Qual o impacto do tratamento adjuvante com terapia combinada em pacientes idosos com câncer de cólon?

O câncer de cólon é uma doença prevalente nos idosos, os estudos mostram que seu tratamento adjuvante com 5-fluorouracil (5-FU), proporciona ganho em sobrevida nos pacientes jovens e idosos. A terapia padrão para o câncer de cólon estádio III envolve a combinação de drogas, baseado em fluoropirimidina e oxaliplatina por 6 meses.

Um estudo recente avaliou a relação entre a idade e as terapias adjuvantes, incluindo fluoropirimidina e oxaliplatina. Foram avaliados 14.500 pacientes em estádio II ou III com câncer de cólon, sendo 2.500 pacientes acima de 70 anos e 12.000 abaixo de 70 anos, obtidos a partir do banco de dados ACCENT.

Os resultados encontrados foram:

  • Terapia adjuvante com fluoropirimidina isolada ou em combinação com oxaliplatina não gerou benefício em sobrevida livre de progressão (SLP); HR=1,05 e sobrevida global (SG); HR=1,08 nos pacientes com 70 anos ou mais;
  • A adição de oxaliplatina a terapia adjuvante melhorou significativamente SLP e SG em pacientes com menos de 70, mas não em pacientes com 70 anos ou mais.
  • Estes resultados nos levam a pensar sobre os riscos e benefícios de se realizar a combinação de drogas no tratamento adjuvante dos pacientes idosos.  A decisão de acrescentar a oxaliplatina no tratamento adjuvante do câncer de cólon em pacientes acima de 70 anos deve ser baseada em uma análise individual, levando em consideração o índice de desempenho, expectativa de vida, comorbidades e motivação para o tratamento dos pacientes e familiares.

Referência:
McCleary NJ, Meyerhardt JA, Green E, et al. Impact of age on the efficacy of newer adjuvant therapies in patients with stage II/III colon cancer: findings from the ACCENT database. J Clin Oncol 31:2600-6, 2013.

Raphael Brandão
(Médico Residente de Oncologia do Hospital São José – Beneficência Portuguesa de São Paulo)

Continue sua leitura

Mais informações e estudos no MOC Tumores Sólidos

Acessar MOC