Editores da série MOC: Antonio Carlos Buzaid - Fernando Cotait Maluf - Carlos H. Barrios

Editor-convidado: Caio Max S. Rocha Lima

Cólon

Fruquintinibe recebe aprovação do FDA para tratamento do câncer colorretal metastático

Em 08 de novembro de 2023, o FDA (Food and Drug Administration) concedeu aprovação a fruquintinibe, um inibidor de VEGFR oral, para o tratamento de pacientes adultos com câncer colorretal metastático (CCRm) que já receberam quimioterapia baseada em fluoropirimidina, oxaliplatina e irinotecano, uma terapia anti-VEGF e uma terapia anti-EGFR (esta se RAS selvagem).

Esta importante aprovação é embasada na avaliação de eficácia conduzida em dois estudos clínicos: FRESCO-2 e FRESCO.

O estudo FRESCO-2 avaliou 691 pacientes com CCRm previamente tratados com quimioterapia, anti-VEGF e anti-EGFR (se RAS selvagem) e pelo menos um entre trifluridina/tipiracila ou regorafenibe. A idade mediana da população neste estudo foi 64 anos, 63% possuíam tumores com mutação de RAS, 91% haviam recebido trifluridina/tipiracila, 48% haviam recebido regorafenibe e 39% haviam recebido ambos.

Já o estudo FRESCO, com o mesmo desenho, avaliou 416 pacientes exclusivamente da China com a mesma patologia e que progrediram após o tratamento com quimioterapia baseada em fluoropirimidina, oxaliplatina e irinotecano. A idade mediana da população foi 56 anos, 44% possuíam tumores com mutação de RAS, 30% haviam recebido anti-VEGF e 14% haviam recebido terapia anti-EGFR previamente.

Nos dois estudos, os pacientes foram randomizados a uma razão 2:1 para receber fruquintinibe ou placebo, além de melhor suporte clínico. O objetivo principal de eficácia em ambos os estudos foi a sobrevida global. No FRESCO-2, a sobrevida global mediana foi 7,4 meses para o o braço fruquintinibe e 4,8 meses no braço placebo (HR=0,66; IC de 95%: 0,55-0,80; p < 0,001). No FRESCO, a sobrevida global mediana foi 9,3 e 6,6 meses nos mesmos braços de tratamento, respectivamente (HR=0,65; IC de 95%: 0,51-0,83; p < 0,001). Os eventos adversos mais frequentes (reportados em ≥20% dos pacientes) foram: hipertensão arterial, eritrodisestesia palmo-plantar, proteinúria, disfonia, dor abdominal, diarreia e astenia.

A dose recomendada de fruquintinibe é 5 mg, via oral, uma vez ao dia, com ou sem alimento, pelos primeiros 21 dias de cada ciclo de 28 dias até a progressão da doença ou toxicidade limitante.

Por Dr. Daniel Vargas P. de Almeida

Continue sua leitura

Mais informações e estudos no MOC Tumores Sólidos

Acessar MOC

Seja o primeiro a saber das novidades, cursos e novos manuais que serão lançados.

Cadastre-se abaixo para ter acesso:

Seu e-mail
Sua área de atuação

Sobre quais áreas você tem interesse de receber conteúdos?