Editores da série MOC: Antonio Carlos Buzaid - Fernando Cotait Maluf - Carlos H. Barrios

Editor-convidado: Caio Max S. Rocha Lima

Cólon

Câncer de cólon HER-2 positivo recebe aprovação de terapia-alvo nos EUA

O FDA (Food and Drug Administration) concedeu aprovação acelerada em 19 de janeiro de 2023 ao regime de tucatinibe em combinação a trastuzumabe para o tratamento de pacientes com câncer colorretal metastático HER-2 positivo RAS selvagem após progressão a quimioterapia com fluoropirimidina, oxaliplatina e irinotecano.

O regime foi explorado no estudo MOUNTAINEER, que avaliou 84 pacientes com câncer colorretal metastático ou irressecável HER-2 positivo RAS selvagem previamente tratados com fluoropirimidina, oxaliplatina, irinotecano e um anticorpo monoclonal anti-VEGF. Importante destacar que a população com deficiência de mismatch repair ou instabilidade de microssatélites obrigatoriamente deveriam ter recebido imunoterapia previamente à inclusão no estudo. A idade mediana da população foi 55 anos (14% eram ≥ 65 anos), 64% possuíam metástases hepáticas, 83% e 52% haviam recebido anticorpos anti-VEGF e anti-EGFR, respectivamente, e 39% haviam recebido ≥ 3 linhas prévias de tratamento.

A taxa de resposta, principal desfecho de eficácia avaliado, foi de 38%, com 3,6% de respostas completas. A duração mediana de resposta foi de 12,4 meses. Os eventos adversos mais frequentes com o regime foram diarreia, fadiga, rash cutâneo, náuseas, dor abdominal, reação infusional e febre.

Por Dr. Daniel Vargas P. de Almeida

Continue sua leitura

Mais informações e estudos no MOC Tumores Sólidos

Acessar MOC

Seja o primeiro a saber das novidades, cursos e novos manuais que serão lançados.

Cadastre-se abaixo para ter acesso:

Seu e-mail
Sua área de atuação

Sobre quais áreas você tem interesse de receber conteúdos?