Continue sua leitura
ESMO 2021: Análise final do estudo MONALEESA-2: ribociclibe demonstra mediana de sobrevida global mais longa já relatada no Câncer de Mama avançado RH positivo HER-2 negativo – Dr. Antonio Carlos Buzaid
Durante o congresso virtual da sociedade europeia de oncologia clínica (ESMO Virtual Congress 2021), realizado entre os dias 16 e 21 de setembro de 2021, foi apresentada, em sessão oral, a análise final do estudo fase III MONALEESA-2, um dos trabalhos mais importantes na área de câncer de mama metastático desta ESMO.
O estudo avaliou o uso do inibidor CDK4/6 ribociclibe em associação com o inibidor da aromatase letrozol versus placebo + letrozol em pacientes na pós-menopausa com câncer de mama RH positivo HER-2 negativo avançado na primeira linha.
Resultados preliminares de sobrevida global (SG) de ribociclibe já haviam sido apresentados na ASCO 2019 e ESMO 2019, com os estudos MONALEESA-7 e MONALEESA-3 respectivamente, além de SABCS 2020 e ASCO 2021, com análises exploratórias.
Na análise final de sobrevida global apresentada na ESMO 2021, o que se demonstrou foi um ganho de SG estatisticamente significativo no grupo de ribociclibe, com redução do risco de morte em aproximadamente 24%, mediana de 63,9 meses no grupo de ribociclibe + letrozol versus 51,4 meses no grupo de placebo + letrozol, um ganho de mais de 12 meses favorecendo as pacientes que receberam ribociclibe.
Confira neste vídeo os comentários do Dr. Antonio Carlos Buzaid sobre os resultados desse importante estudo, que após acompanhamento de mais de 6 anos, reforça o papel de ribociclibe com eficácia comprovada para todos os perfis de pacientes, sendo o único inibidor CDK4/6 com um benefício clínico e estatisticamente significativo comprovado em ganho de sobrevida global independentemente do parceiro endócrino, linha de tratamento e status menopausal.
Apoio: