Continue sua leitura
Dica – Tumor Germinativo de Ovário | Teratoma maduro com captação expressiva ao PET-TC-FDG
Neste MOC-Dicas, Dr. Fernando Cotait Maluf, editor do MOC, recebe a Dra. Gabriela Novaes Brito Silva, Residente da BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo, para falar sobre o caso clínico de uma paciente com teratoma maduro apresentando captação expressiva ao PET-TC-FDG, uma situação pouco comum na prática clínica.
No caso clínico em pauta, a paciente, jovem (23 anos), havia sido previamente diagnosticada com teratoma imaturo de grau alto em ovário e submetida a citorredução e quimioterapia. Depois (2020), a paciente recebeu o diagnóstico de teratoma maduro residual, com captação expressiva ao PET-TC-FDG.
O caso reforça que, embora a captação seja muitas vezes baixa ou inexistente nos pacientes com teratoma maduro, pode haver sim algum nível de captação. É importante que o oncologista esteja atento.
“Toda vez que a gente tem um paciente com tumor germinativo, seja de ovário ou testículo, que o marcador tumoral que era positivo passa a ser negativo e existe alguma massa crescendo, a primeira, segunda e terceira hipótese são teratoma maduro, e o tratamento deve ser sempre cirúrgico”, conclui Dr. Fernando Maluf.
Confira no vídeo uma discussão sobre esse caso clínico, além de comentários sobre estudos que avaliaram o PET em tumores germinativos.