Continue sua leitura
Dica – Inibidores de bomba de prótons com uso concomitante aos inibidores de ciclina 4/6
O uso de inibidores de bomba de prótons, como omeprazol e pantoprazol entre outros, é comum entre os pacientes oncológicos. Sabe-se, no entanto, que a elevação do pH gástrico causada por essas medicações pode reduzir a biodisponibilidade oral de muitos medicamentos oncológicos importantes, como por exemplo, os inibidores de ciclina 4/6.
Para colocar em pauta esse tópico de extrema importância, preparamos este MOC-Dicas, com apresentação da Dra. Debora de Melo Gagliato, oncologista da BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo.
Confira no vídeo dicas importantes e ainda comentários sobre os resultados de um estudo que observou a sobrevida livre de progressão em pacientes recebendo terapia endócrina combinada aos inibidores de ciclina 4/6 palbociclibe e ribociclibe, com ou sem inibidores de bomba de prótons.
“Os pacientes devem evitar essas medicações quando usarem drogas tão importantes como iCDK4/6, que revolucionaram o manejo do câncer de mama RH positivo HER-2 negativo metastático”, comenta Dra. Debora referindo-se aos inibidores de bomba de prótons.