Editores da série MOC: Antonio Carlos Buzaid - Fernando Cotait Maluf - Carlos H. Barrios

Editor-convidado: Caio Max S. Rocha Lima

Dicas

Dica – Gordura Marrom

O PET-CT com 18F-FDG (fluorodesoxiglicose) é um exame comumente utilizado no estadiamento de diferentes tipos de doenças oncológicas devido à maior sensibilidade e à acurácia demonstradas por este método frente à tomografia computadorizada e à ressonância nuclear magnética em cenários clínicos distintos.

Tanto a sensibilidade quanto a acurácia que favorecem este exame decorrem do efeito Warburg, isto é, os tecidos neoplásicos possuem um elevado processo de glicólise anaeróbica, resultando na captação intensa da glicose marcada pelo radiofármaco.

Entretanto, diferentes condições clínicas não relacionadas à malignidade podem se apresentar como áreas de hipercaptação do radiofármaco ao exame, dentre as quais são incluídas: processos infecciosos, processos inflamatórios, condições iatrogênicas, fraturas ósseas não relacionadas a tumores, tumores não malignos e presença da gordura marrom.

No MOC-Dica deste mês, o Dr. Antonio C. Buzaid, editor do MOC, apresenta um caso de paciente que utilizou o PET-CT com 18F-FDG para o estadiamento de um câncer de mama triplo negativo localmente avançado e revelou um achado falso-positivo. Confira a apresentação deste caso e uma revisão sobre o achado de gordura marrom captante ao PET-CT!

Continue sua leitura

Mais informações e estudos no MOC Tumores Sólidos

Acessar MOC

Seja o primeiro a saber das novidades, cursos e novos manuais que serão lançados.

Cadastre-se abaixo para ter acesso:

Seu e-mail
Sua área de atuação

Sobre quais áreas você tem interesse de receber conteúdos?