Continue sua leitura
Dica – Estradiol em dose alta: uma opção esquecida de hormonioterapia
Neste MOC-Dicas o Dr. Antonio Carlos Buzaid relembra a eficácia de estradiol em dose alta como opção de terapia hormonal em pacientes com câncer de mama metastático.
Para ilustrar a Dica, Dr. Buzaid comenta o caso recente de uma paciente idosa (73 anos), obesa, sem outras comorbidades diagnosticada com câncer de mama metastático (2018), extensamente tratado por 4 anos até o início da última linha de hormonioterapia em 2022, quando a paciente passou a receber estradiol 2 mg VO 3x por dia (dose alta) associado a rivaroxabana 10 mg/dia.
“Estradiol em dose alta é uma opção de baixíssimo custo comparado a tudo que a paciente já recebeu. A paciente teve grande benefício e não teve efeitos colaterais”, comenta o Dr. Buzaid.
Confira os detalhes desse caso clínico no vídeo, com apresentação de exames de imagem. Veja também uma breve revisão sobre os resultados do estradiol em várias linhas de tratamento do câncer de mama ao longo de seis décadas de estudos.
Referência:
Bennink HJTC, et al. Maturitas 95:11–23, 2017. Open Access Subset [Internet]. https://www.maturitas.org/article/S0378-5122(16)30283-3/fulltext