Editores da série MOC: Antonio Carlos Buzaid - Fernando Cotait Maluf - William Nassib William Jr. - Carlos H. Barrios

Editor-convidado: Caio Max S. Rocha Lima

Dicas

Dica Enfermagem – Reação de hipersensibilidade à oxaliplatina

O perfil de toxicidade da oxaliplatina, um quimioterápico frequentemente utilizado na oncologia, inclui, entre outros eventos adversos, reações de hipersensibilidade infusional, que podem variar entre os graus leve, moderado e grave.

Uma boa gestão e um adequado manejo desses eventos infusionais são fundamentais para evitar a descontinuação do tratamento de escolha do oncologista. Naturalmente, esse trabalho de gestão e manejo deve ser realizado com o importante apoio do profissional de enfermagem, que atua como “testemunha” no momento dessas reações e reporta para o médico prescritor informações precisas e seguras, que (obviamente!) auxiliam na tomada de decisões.

Para falar sobre esse tema, preparamos este novo MOC-Dicas dedicado aos profissionais de enfermagem, com apresentação da editora do MOC-Enfermagem, Veronica Torel de Moura.

Não deixe de assistir ao vídeo, com dicas conceituais e práticas sobre prevenção, manejo e dessensibilização.

Continue sua leitura

Mais informações e estudos no MOC Tumores Sólidos

Acessar MOC

Seja o primeiro a saber das novidades, cursos e novos manuais que serão lançados.

Cadastre-se abaixo para ter acesso:

Seu e-mail
Sua área de atuação

Sobre quais áreas você tem interesse de receber conteúdos?