Continue sua leitura
Dica – Atenção à função renal quando combinar Carboplatina/Pemetrexede e Pembrolizumabe
O uso da combinação tripla carboplatina + pemetrexede + pembrolizumabe, aprovada no Brasil em junho de 2018 para pacientes com câncer de pulmão de células não pequenas, aumentou a sobrevida e trouxe um avanço significativo. Por outro lado, nessa combinação, as três drogas têm potencial de toxicidade renal. É sobre esse aspecto que o vídeo deste MOC-DICAS discute.
Com apresentação do Dr. William William, editor do MOC, oncologista e diretor médico da Oncologia Clínica e Hematologia do Centro Oncológico da BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo, este MOC-Dicas traz uma breve e importante apresentação com foco na importância de avaliar com cuidado a disfunção renal dos pacientes submetidos à terapia carboplatina + pemetrexede + pembrolizumabe.
Dr. William destaca também a necessidade de observar se existe aumento de creatinina e lembrar que um possível diagnóstico é a nefrite autoimune, uma das causas de insuficiência renal que pode ocorrer em pacientes submetidos à imunoterapia com anti-PD1.
A dica lembra, por fim, que novas diretrizes publicadas pelo NCCN e também pela ASCO orientam como investigar e eventualmente tratar o paciente com insuficiência renal que está utilizando imunoterapia.
Assista à dica.