Editores da série MOC: Antonio Carlos Buzaid - Fernando Cotait Maluf - Carlos H. Barrios

Editor-convidado: Caio Max S. Rocha Lima

Cobertura de congressos

San Antonio 2022: Especial – Dados de 10 anos FUP de Tamoxifeno em doses baixas evidenciam benefício sustentado para pacientes com lesões mamárias precursoras de risco alto

A abordagem multidisciplinar é mandatória para o adequado exercício da oncologia contemporânea, dado o grande volume de informações importantes produzidas pelas diferentes especialidades. O congresso San Antonio Breast Cancer Symposium 2022, que ocorreu entre os dias 06 e 10 de dezembro, trouxe a apresentação de diversos trabalhos importantes e com impacto imediato na prática clínica de toda a equipe que participa no manejo do câncer de mama.

Em um destes trabalhos, a atualização do estudo TAM 01, os investigadores avaliaram o uso de tamoxifeno administrado na dose de 5 mg, via oral, uma vez ao dia durante 3 anos no tratamento de pacientes com lesões precursoras de neoplasia invasiva da mama (incluindo carcinoma ductal in situ, carcinoma lobular in situ e hiperplasia ductal atípica). Os resultados do estudo foram bastante favoráveis no seguimento de 10 anos, com redução estatisticamente e clinicamente significativa no risco de eventos (invasivos ou não) em toda a população tratada com tamoxifeno, quando comparada às pacientes que receberam placebo.

Neste vídeo, a Dra. Debora de Melo Gagliato, oncologista clínica da BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo, apresenta os resultados do estudo TAM 01 e discute juntamente com os Drs. Antonio C. Buzaid e Carlos H. Barrios, oncologistas clínicos e editores do MOC, sobre o impacto dos resultados deste estudo na prática clínica.

Apoio:

Lilly_onco_cmyk

Veja também:

Continue sua leitura

Mais informações e estudos no MOC Tumores Sólidos

Acessar MOC