Continue sua leitura
San Antonio 2019: Dra. Laura Esteves e Dra. Maria Isabel Calvo Plaza – Highlights na adjuvância e neoadjuvância
Dra. Laura Esteves e Dra. Maria Isabel Calvo Plaza, do MD Anderson Madrid, comentam os estudos de maior relevância apresentados em San Antonio Breast Cancer Simposium (SABCS) este ano.
Na doença avançada HER-2 positiva, houve a importante atualização do estudo APHINYTI, com 6 anos de seguimento. Na análise, foi demonstrado o benefício de pertuzumabe adjuvante em associação com trastuzumabe nas pacientes com axila positiva independente da expressão de receptor hormonal, isto é, tanto no receptor hormonal positivo quanto no negativo.
Na doença metastática, foi apresentado um estudo muito importante envolvendo o uso de tucatinibe em combinação com trastuzumabe e capecitabina. O estudo recrutou pacientes com câncer de mama metastático refratárias a tratamento com pertuzumabe, trastuzumabe e TDM-1. Observou-se na análise uma redução do risco de progressão da doença de quase 50%, assim como o risco de morte, que reduziu aproximadamente 35%. Importante ressaltar que o estudo incluiu pacientes com metástases cerebrais, um grupo de pacientes que muitas vezes não participa de estudos clínicos randomizados.
Na doença triplo-negativa, houve dois estudos importantes (KEYNOTE-522 e NeoTRIP), os quais avaliaram o acréscimo da imunoterapia no tratamento neoadjuvante.
No KEYNOTE-522, observou-se aumento da resposta patológica completa (65%) com o uso de pembrolizumabe em combinação com quimioterapia citotóxica. Já no estudo NeoTRI, a taxa de resposta patológica completa não foi atingida (em torno de 40%).
Parceiros: