Editores da série MOC: Antonio Carlos Buzaid - Fernando Cotait Maluf - Carlos H. Barrios

Editor-convidado: Caio Max S. Rocha Lima

Cobertura de congressos

ESMO 2019: Dra. Graziela Zibetti Dal Molin e Dra. Angélica Nogueira – Estudos PAOLA, PRIMA e VELIA

Dra. Graziela Zibetti Dal Molin e Dra. Angélica Nogueira, autoras do MOC, comentam três estudos de destaque na área de ginecologia apresentados nesta edição da ESMO (PAOLA, PRIMA e VELIA).

Tratam-se de trabalhos em primeira linha no câncer epitelial de ovário de alto grau que avaliaram pacientes com estádios III e IV submetidas anteriormente aos tratamentos convencionais com quimioterapia e cirurgia, depois randomizadas para receber tratamento ou não de manutenção.

O primeiro trabalho comentado é estudo fase III PAOLA, que avaliou olaparibe em associação com bevacizumabe como terapia de manutenção nas pacientes com câncer de ovário avançado recentemente diagnosticado. Depois, o estudo PRIMA de niraparibe versus niraparibe em associação com placebo também na primeira linha de pacientes com câncer de ovário avançado recentemente diagnosticado, especificamente na população com alto risco. Ambos os estudos corroboraram os benefícios associados ao uso de inibidores de PARP na primeira linha para a grande maioria das pacientes com câncer de ovário.

O estudo VELIA, com desenho um pouco diferente, avaliou o uso do inibidor de PARP veliparibe em combinação com quimioterapia e manutenção ou somente associado com quimioterapia em pacientes com carcinoma seroso de alto grau de origem ovariana.

Parceria:

banner oncinfo_newhealth_2

Continue sua leitura

Mais informações e estudos no MOC Tumores Sólidos

Acessar MOC

Seja o primeiro a saber das novidades, cursos e novos manuais que serão lançados.

Cadastre-se abaixo para ter acesso:

Seu e-mail
Sua área de atuação

Sobre quais áreas você tem interesse de receber conteúdos?