Continue sua leitura
ESMO 2018: Dr. Rafael Schmerling – Atualização do estudo CheckMate 067
Na edição de 2018 da European Society for Medical Oncology (ESMO), realizada de 19 e 23 de outubro em Munique, Alemanha, foi apresentada a atualização de quatro anos do estudo CheckMate 067, que comparou ipilimumabe + nivolumabe versus nivolumabe versus ipilimumabe no tratamento do melanoma metastástico.
Os resultados demonstraram novamente benefício em taxa de resposta, 58% a favor da terapia de combinação, com 21% de respostas completas. Houve ganho também em sobrevida global, com 53% dos pacientes vivos com a combinação em 4 anos, versus 30% com ipilimumabe isolado. O benefício da combinação foi evidenciado nos pacientes BRAF mutado e selvagem. Uma subanálise interessante demonstrou ainda que 71% dos pacientes tratados com a combinação de ipilimumabe + nivolumabe não fizeram nenhum tratamento em seguida versus 50% dos pacientes tratados com nivolumabe, dado que deve ser visto com atenção.
O estudo demonstrou que os pacientes que tiveram que interromper o tratamento devido à toxicidade durante o período de indução puderam se beneficiar em termos de SLP e SG de modo similar à população geral (no período de 4 anos apresentaram SLP de 35% e SG de 54%).
Assista ao vídeo na fala do Dr. Rafael Schmerling, oncologista da BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo.
Apoio:
Parceria: