Editores da série MOC: Antonio Carlos Buzaid - Fernando Cotait Maluf - Carlos H. Barrios

Editor-convidado: Caio Max S. Rocha Lima

ASCO 2020

ASCO 2020 – Resultados finais do estudo PROSPER confirmam ganho em sobrevida livre de metástases e redução do risco de morte com o uso de enzalutamida no câncer de próstata não metastático resistente a castração

No último ASCO Annual Meeting (ASCO 2020), realizado entre os dias 29 e 31 de maio de 2020 no formato online, ocorreu a esperada apresentação do estudo fase III PROSPER, também publicado no New England Journal of Medicine.

O estudo randomizou 1.401 pacientes com câncer de próstata não metastático resistente a castração com tempo de duplicação do PSA ≤ 10 meses e PSA absoluto ≥ 2 ng/ml para receberem tratamento com o agente anti-hormonal enzalutamida ou placebo, com manutenção da castração nos dois braços.

Com seguimento de 48 meses, a atualização do estudo demonstrou redução do risco de morte de 27% com o uso de enzalutamida em comparação ao tratamento com placebo, um resultado estatisticamente significativo. A mediana de sobrevida global também foi superior no braço de enzalutamida, 67 meses versus 56 meses, uma diferença de quase 1 ano. O benefício do tratamento foi consistente nos subgrupos pré-especificados, e o resultado foi mantido após descontinuação do tratamento com enzalutamida mesmo no grupo placebo, que teve 65% dos pacientes recebendo terapia antineoplásica subsequente, o dobro dos pacientes no grupo de enzalutamida (33%). O perfil de segurança foi consistente com a publicação anterior do estudo e a incidência de eventos adversos ajustada para exposição foi semelhante entre os dois grupos.

Confira o vídeo, com comentários do Dr. Fernando Cotait Maluf, editor do MOC.

Apoio:

astellas_marca-onco

Veja também:

Continue sua leitura

Mais informações e estudos no MOC Tumores Sólidos

Acessar MOC

Seja o primeiro a saber das novidades, cursos e novos manuais que serão lançados.

Cadastre-se abaixo para ter acesso:

Seu e-mail
Sua área de atuação

Sobre quais áreas você tem interesse de receber conteúdos?