Continue sua leitura
ASCO 2019: Resultados do MONALEESA-7 estabelecem o padrão ouro na primeira linha do câncer de mama metastático RH positivo, HER-2 negativo
No último ASCO Annual Meeting (ASCO 2019), realizado entre os dias 31 maio e 4 de junho em Chicago (EUA), ocorreu a esperada apresentação do estudo fase III MONALEESA-7, com resultados de sobrevida global.
MONALEESA-7 é o primeiro estudo com inibidor de CDK4/6 (ribociclibe) que resultou em aumento de sobrevida global. Um aumento não apenas estatístico, mas também clínico de magnitude inquestionável.
O estudo randomizou pacientes na pré-menopausa ou na perimenopausa com câncer de mama metastático RH positivo, HER-2 negativo para receber em primeira linha ribociclibe em combinação com tamoxifeno ou um IA (letrozol ou anastrozol) e supressão ovariana com gosserrelina.
O trabalho já havia sido apresentado na ASCO 2018, com dados de sobrevida livre progressão, demonstrando ganho significativo para as pacientes que receberam a combinação de ribociclibe com terapia hormonal.
Na atualização apresentada na ASCO 2019, o que se observou foram os dados de sobrevida global, com resultados também significativos, demonstrando sobrevida global prolongada de 70% no grupo da combinação de ribociclibe com terapia hormonal versus 46% no grupo de terapia hormonal isolada, com redução do risco de morte da ordem de 30% no grupo da combinação.
Os resultados da análise reforçam a revolução provocada pelos os inibidores de CDK4/6 nas pacientes com câncer de mama RH positivo, HER-2 negativo. Até a apresentação dos dados do MONALEESA-7, não havia nenhuma evidência que levasse à perspectiva de mudar a sobrevida global nesse grupo de pacientes.
“Claramente, o MONALEESA-7 estabelece o padrão ouro na primeira linha para pacientes com câncer de mama metastático RH positivo, HER-2 negativo”, afirma Dr. Antonio Carlos Buzaid, editor do MOC.
Referências:
Phase III MONALEESA-7 trial of premenopausal patients with HR+/HER2− advanced breast cancer (ABC) treated with endocrine therapy ± ribociclib: Overall survival (OS) results.
J Clin Oncol 37, 2019 (suppl; abstr LBA1008)
Apoio:
Parceria: