Continue sua leitura
ASCO 2019: Dra. Carolina Kawamura Haddad e Dra. Clarissa Seródio Baldotto – O papel da quimioterapia no tratamento de manutenção do câncer de pulmão não pequenas células doença metastática
Dra. Carolina Kawamura Haddad e Dra. Clarissa Seródio Baldotto, autoras do MOC, comentam os destaques da ASCO 2019 em câncer de pulmão não pequenas células doença metastática e destacam dois estudos que olharam para quimioterapia, avaliando o papel do tratamento de manutenção, um tema antigo.
O primeiro estudo comentado analisou o esquema combinado de carboplatina/paclitaxel e bevacizumabe como esquema inicial de tratamento. Depois, randomizou pacientes para receberem bevacizumabe versus pemetrexede versus combinação de bevacizumabe + pemetrexede, com o objetivo de avaliar se havia benefício de sobrevida global com a combinação. O estudo foi negativo, demonstrando que não houve diferença entre usar a combinação ou a quimioterapia isolada, consolidando a prática atual com uso de droga isolada.
O segundo estudo foi parecido e também tinha o objetivo de avaliar se havia benefício de sobrevida global com a combinação. Esse estudo foi realizado no Japão e usou no braço inicial a carboplatina/pemetrexede e bevacizumabe. Depois, randomizava da mesma forma para o tratamento de manutenção com bevacizumabe isolado ou com a combinação das duas drogas. Os resultados da análise também foram inferiores termos de sobrevida global.
Segundo as doutoras Carolina Kawamura Haddad e Clarissa Seródio Baldotto, embora os estudos tenham sido negativos, as apresentações foram relevantes, pois consolidaram algumas práticas atuais.
Apoio:
Parceria: