Editores da série MOC: Antonio Carlos Buzaid - Fernando Cotait Maluf - Carlos H. Barrios

Editor-convidado: Caio Max S. Rocha Lima

ASCO 2019

ASCO 2019: Dr. Ricardo Carvalho – Estudo POLO: olaparibe como tratamento de manutenção do câncer de pâncreas metastático

Dr. Ricardo Carvalho, autor do MOC, comenta os dados do estudo fase III POLO, apresentados em sessão plenária na ASCO 2019 e publicados simultaneamente no New England Journal of Medicine.

Este interessante estudo avaliou pela primeira vez o tratamento personalizado do câncer de pâncreas, randomizando pacientes com câncer de pâncreas metastático portadores de mutação germinativa do BRCA 1 ou BRCA 2 para receberem olaparibe de manutenção ou placebo após quimioterapia baseada em platina sem progressão de doença.

O estudo foi positivo, demonstrando ganho em sobrevida livre de progressão (mediana atingida de 7,4 versus 3,8 meses), com redução de aproximadamente 45% no risco de progressão.

Trata-se, portanto, de um estudo que muda a prática clínica, colocando olaparibe de manutenção como uma excelente alternativa, além de reforçar a obrigatoriedade de se pesquisar mutações germinativas em todos os pacientes com câncer de pâncreas.

Apoio:

banner fleury_libbs

Parceria:

banner oncinfo_newhealth_2

Continue sua leitura

Mais informações e estudos no MOC Tumores Sólidos

Acessar MOC

Seja o primeiro a saber das novidades, cursos e novos manuais que serão lançados.

Cadastre-se abaixo para ter acesso:

Seu e-mail
Sua área de atuação

Sobre quais áreas você tem interesse de receber conteúdos?