Continue sua leitura
ASCO 2019: Dr. Ricardo Carvalho – Estudo APACT: combinação de gencitabina + nab-paclitaxel no tratamento adjuvante do câncer de pâncreas ressecado cirurgicamente
Dr. Ricardo Carvalho, oncologista clínico titular do Hospital BP Mirante, da Beneficência Portuguesa de São Paulo, comenta o esperado estudo fase III APACT, que avaliou a eficácia da combinação de gencitabina + nab-paclitaxel no tratamento adjuvante do câncer de pâncreas ressecado cirurgicamente.
O estudo foi negativo, demonstrando que a combinação de gencitabina + nab-paclitaxel não ofereceu aumento estatisticamente significativo em mediana de sobrevida livre de doença em comparação com gencitabina isolada (19,4 versus 18,8 meses), com redução de 12% no risco de recorrência.
No tocante à mediana de sobrevida global, os dados ainda são imaturos, mas existe uma tendência numérica favorável para a combinação. Segundo, o Dr. Ricardo Carvalho, é preciso esperar um folow up maior para saber se um benefício em sobrevida global será demonstrado.
Apoio:
Parceria: