Editores da série MOC: Antonio Carlos Buzaid - Fernando Cotait Maluf - William Nassib William Jr. - Carlos H. Barrios

Editor-convidado: Caio Max S. Rocha Lima

ASCO 2019

ASCO 2019: Dr. Nicolas Magne – Adição de bloqueio hormonal por 6 meses a radioterapia na recidiva bioquímica do câncer de próstata

Dr. Nicolas Magne, radioterapeuta do French Comprehensive Cancer Center, apresenta os resultados do estudo fase III GETUG-AFU 16 que randomizou 743 pacientes com câncer de próstata submetidos previamente a ressecção cirúrgica, apresentando recidiva bioquímica (PSA ≥2 ng/ml e ≤2 ng/ml) para receberem radioterapia de resgate isolada ou associada a terapia de supressão androgênica por 6 meses.

Os dados apresentados na ASCO 2019 refere-se à atualização dos dados, com um seguimento mediano de 63 meses. Como resultados, a adição de bloqueio hormonal a radioterapia foi associada a uma redução de 46% no risco relativo de progressão de doença ou morte, objetivo principal do trabalho, com um HR=0,54 (IC de 95%: 0,43-0,68; p<0,0001). Outro resultado apresentado foi o benefício atingido em sobrevida livre de metástases, um dos objetivos secundários do estudo, com HR=0,73 (IC de 95%: 0,54-0,98; p=0,034). Dr. Nicolas Magne ressalta que o benefício em sobrevida livre de metástases é um desfecho de grande importância para reforçar o benefício do tratamento combinado, bem como corroborar a sua indicação. A análise de sobrevida global não demonstrou diferença entre os grupos de tratamento (HR=0,93; IC de 95%: 0,63-1,39; p=0,73).

Concluindo, o Dr. Nicolas Magne ressalta que a adição de supressão hormonal por 6 meses ao tratamento radioterápico no cenário de terapia de resgate após tratamento cirúrgico para doença inicial deve ser considerada a opção padrão-ouro, não só pelos benefícios apresentados, como também por possibilitar que terapias mais agressivas e com mais eventos adversos serão postergadas.

Apoio:

banner fleury_libbs

Parceria:

banner oncinfo_newhealth_2

 

Continue sua leitura

Mais informações e estudos no MOC Tumores Sólidos

Acessar MOC

Seja o primeiro a saber das novidades, cursos e novos manuais que serão lançados.

Cadastre-se abaixo para ter acesso:

Seu e-mail
Sua área de atuação

Sobre quais áreas você tem interesse de receber conteúdos?