Editores da série MOC: Antonio Carlos Buzaid - Fernando Cotait Maluf - Carlos H. Barrios

Editor-convidado: Caio Max S. Rocha Lima

Vídeo-MOC

VOLUME 09 ● NÚMERO 05

DURVALUMABE NO TRATAMENTO DE CA PULMÃO.

É comum o desenvolvimento de metástase à distância nos pacientes com câncer de pulmão estádio III apesar da quimioradioterapia definitiva (quimioterapia mais radioterapia concomitante).

O MOC reuniu neste Vídeo-MOC três grandes especialistas em câncer de pulmão para discutirem este tema, sobretudo para falarem de um importante tratamento que está chegando para suprir a necessidade de melhorar o desfecho desses pacientes, a imunoterapia de consolidação com durvalumabe.

Com apresentação dos autores do MOC Dr. William William e Dra. Carolina Kawamura e entrevista do convidado Dr. David Carbone, professor da Ohio State University – USA, este especial Vídeo-MOC traz inicialmente uma breve revisão sobre tratamentos do câncer de pulmão de células não pequenas estádio III, passando pelo estadiamento, tratamento unimodal, tratamentos multimodais com quimioterapia e radioterapia sequencial e concomitante, depois segue com uma ampla discussão sobre o importante estudo de fase III PACIFIC Trial, que avaliou a administração do durvalumabe em pacientes com câncer de pulmão de células não pequenas estádio III localmente avançado com doença irressecável sem progressão após término da quimiorradioterapia baseada em platina.

O estudo atingiu seu objetivo primário com aumento significativo e robusto da sobrevida livre de progressão (16,8 meses versus 5,6 meses) e demonstrou taxa de resposta também superior no grupo que recebeu durvalumabe (28,4 versus 16,0). Houve benefício significativo também em relação à incidência de novas lesões (20,4% versus 32,1%), mostrando que a estratégia de tratamento é bastante efetiva na necessidade de melhorar o controle de metástase à distância.

Publicado em 15/06/2018.

AstraZeneca_institucional

Veja também:

• Notícia sobre aprovação do durvalumabe pelo FDA para tratamento do câncer de pulmão localmente avançado

Continue sua leitura

Mais informações e estudos no MOC Tumores Sólidos

Acessar MOC

Seja o primeiro a saber das novidades, cursos e novos manuais que serão lançados.

Cadastre-se abaixo para ter acesso:

Seu e-mail
Sua área de atuação

Sobre quais áreas você tem interesse de receber conteúdos?