Editores da série MOC: Antonio Carlos Buzaid - Fernando Cotait Maluf - Carlos H. Barrios

Editor-convidado: Caio Max S. Rocha Lima

Vídeo-MOC

VOLUME 09 ● NÚMERO 03

RIBOCICLIBE, UM INIBIDOR DE CDK4/6, NO TRATAMENTO DO CÂNCER DE MAMA METASTÁTICO RH+, HER-2 NEGATIVO.

O tema do Vídeo-MOC Vol. 09 – Núm. 03 é novo medicamento aprovado para o tratamento do câncer de mama luminal, o inibidor de CDK4/6 ribociclibe.

Com apresentação do Dr. Antonio Carlos Buzaid, este Vídeo-MOC traz dados de dois importantes estudos que avaliaram o uso de ribociclibe em combinação com inibidor de aromatase (IA) na primeira linha, MONALEESA-2 e MONALEESA-7.

O estudo fase III MONALEESA-2 comparou ribociclibe associado à letrozol versus placebo e letrozol como terapia de primeira linha em pacientes em menopausa com câncer de mama metastático RH+/HER-2–.

O estudo MONALEESA-7 selecionou especificamente pacientes com câncer de mama RH+/HER-2– na pré e na perimenopausa para receberem ribociclibe em combinação com tamoxifeno ou um IA (letrozol ou anastrozol) e supressão ovariana com gosserrelina.

Ambos os estudos mostraram que ribociclibe em combinação com inibidor de aromatase (IA) na primeira linha aumenta a Sobrevida Livre de Progressão (SLP) quando comparado com inibidor isolado tanto na pré quanto na pós-menopausa. Este aumento supera, em muito, o Tempo Livre de Progressão (TLP) habitualmente observado com quimioterapia.

Essa aprovação é de grande importância e representa uma mudança de paradigma no tratamento de primeira linha dos pacientes com câncer de mama metastático luminal. Em vez que quimioterapias agressivas na primeira linha, agora os inibidores CDK4/6 assumem papel importante junto com a hormonioterapia.

 

Publicado em 31/07/2018.

Apoio:

Novartis_cmyk

Veja também:

Continue sua leitura

Mais informações e estudos no MOC Tumores Sólidos

Acessar MOC

Seja o primeiro a saber das novidades, cursos e novos manuais que serão lançados.

Cadastre-se abaixo para ter acesso:

Seu e-mail
Sua área de atuação

Sobre quais áreas você tem interesse de receber conteúdos?