Editores da série MOC: Antonio Carlos Buzaid - Fernando Cotait Maluf - William Nassib William Jr. - Carlos H. Barrios

Editor-convidado: Caio Max S. Rocha Lima

Vídeo-MOC

VOLUME 13 ● NÚMERO 17

CÂNCER DE PULMÃO DE PEQUENAS CÉLULAS – TRATAMENTO DE PRIMEIRA LINHA NA DOENÇA EXTENSA

Os estudos clínicos mais recentes comprovam o benefício da associação de imunoterapia ao tratamento quimioterápico de primeira linha do câncer de pulmão de células pequenas com doença extensa, reforçando a inclusão dessa classe de drogas no tratamento desses pacientes, como é recomendado pelos guidelines atuais.

Neste cenário, possuímos ao menos duas opções terapêuticas disponíveis no Brasil, seja com o uso de atezolizumabe baseados nos dados do estudo IMpower133 ou da combinação de quimioterapia ao durvalumabe conforme avaliado no estudo CASPIAN.1,2 Diante dessas opções, é importante destacar as particularidades de cada estudo, bem como os desfechos atingidos em cada população avaliada. Cabe também ressaltar que a adição de um agente imunoterápico no planejamento terapêutico é associada a maior impacto financeiro relacionado ao tratamento, devendo também ser um dos critérios a ser considerado na seleção do regime preferencial de tratamento.

Confira neste Vídeo-MOC uma revisão completa apresentada pela Dra. Suellen Nastri Castro, oncologista da BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo, sobre o racional biológico para a incorporação de imunoterapia no tratamento do câncer de pulmão de células pequenas, além de dados atualizados de eficácia e segurança dos estudos que motivaram a aprovação de ambas as drogas, bem como uma avaliação do impacto financeiro do tratamento. Na sequência, a Dra. Suellen e o Dr. William N. William, editor do MOC, conduzem uma discussão sobre o manejo atual do câncer de pulmão de células pequenas com doença extensa.

Apoio:

Roche_azul_80x45

  1. Goldman JW, Dvorkin M, Chen Y, et al. Durvalumab, with or without tremelimumab, plus platinum–etoposide versus platinum–etoposide alone in first-line treatment of extensive-stage small-cell lung cancer (CASPIAN): updated results from a randomised, controlled, open-label, phase 3 trial. The Lancet Oncology. 2021;22(1):51-65. doi:10.1016/S1470-2045(20)30539-8
  2. Liu S v., Reck M, Mansfield AS, et al. Updated Overall Survival and PD-L1 Subgroup Analysis of Patients With Extensive-Stage Small-Cell Lung Cancer Treated With Atezolizumab, Carboplatin, and Etoposide (IMpower133). J Clin Oncol. 2021;39(6):619-630. doi:10.1200/JCO.20.01055

Continue sua leitura

Mais informações e estudos no MOC Tumores Sólidos

Acessar MOC

Seja o primeiro a saber das novidades, cursos e novos manuais que serão lançados.

Cadastre-se abaixo para ter acesso:

Seu e-mail
Sua área de atuação

Sobre quais áreas você tem interesse de receber conteúdos?