Editores da série MOC: Antonio Carlos Buzaid - Fernando Cotait Maluf - William Nassib William Jr. - Carlos H. Barrios

Editor-convidado: Caio Max S. Rocha Lima

Vídeo-MOC

VOLUME 10 ● NÚMERO 02

NIVOLUMABE ADJUVANTE NO MELANOMA ESTÁDIO IIIB A IV – RESULTADOS DO CHECKMATE 238

O uso de nivolumabe como tratamento adjuvante para melanoma acaba de ser aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). Com essa nova possibilidade de tratamento disponível no Brasil, esse vídeo-MOC busca apresentar o estudo no qual essa aprovação foi baseada e discutir particularidades a serem consideradas no tratamento desta doença a partir dos dados mais recentes.

Com a participação de oncologistas renomados no tratamento de melanoma, como o Dr. Rodrigo Munhoz e o Dr. Rafael Schmerling, e sob a moderação do Dr. Antonio Carlos Buzaid , inicialmente é apresentada uma revisão sobre os principais aspectos relevantes da oitava edição do manual de estadiamento do melanoma pela American Joint Committee on Cancer (AJCC) implementado em 2018, bem como a comparação com a edição anterior.

Na sequencia são apresentados os dados do estudo fase III CheckMate 238 que randomizou 906 pacientes portadores de melanoma estádios IIIB, IIIC ou IV completamente ressecado para receberem nivolumabe ou ipilimumabe adjuvantes pelo período de 1 ano após a cirurgia, promovendo benefício estatisticamente significativo em sobrevida livre de recorrência em favor do tratamento com nivolumabe, com redução de 34% no risco de recorrência de doença ou morte (HR=0,66; IC 95%: 0,54-0,81; p<0,0001), após um seguimento mínimo de 24 meses, em comparação a uma terapia ativa (ipilimumabe).

Após isso, os experts discutem diversos aspectos a serem considerados sobre o tratamento adjuvante do melanoma em diferentes situações enfrentadas na prática clínica, como o impacto do novo estadiamento AJCC, o melhor momento para abordagem cirúrgica, a segurança dos tratamentos disponíveis, o caso de pacientes com metástases em sistema nervoso central, manejo de tumores primários de mucosa e as diferentes estratégias de tratamento aprovadas no Brasil.

Acompanhe essa brilhante apresentação em mais um vídeo-MOC.

Publicado em 1º/04/2019.

Apoio:

Bristol-Myers-Squibb

Veja também:

Continue sua leitura

Mais informações e estudos no MOC Tumores Sólidos

Acessar MOC

Seja o primeiro a saber das novidades, cursos e novos manuais que serão lançados.

Cadastre-se abaixo para ter acesso:

Seu e-mail
Sua área de atuação

Sobre quais áreas você tem interesse de receber conteúdos?