Editores da série MOC: Antonio Carlos Buzaid - Fernando Cotait Maluf - Carlos H. Barrios

Editor-convidado: Caio Max S. Rocha Lima

Colorretal

Consumo de nozes pode reduzir a mortalidade no câncer colorretal

Recentemente foi publicado no Journal of Clinical Oncology o estudo prospectivo observacional americano CALGB 89803 (Alliance), que avaliou dados de pacientes com câncer colorretal estádio III. O objetivo do trabalho foi avaliar se o consumo de nozes poderia ter impacto na recorrência da doença ou na mortalidade dos pacientes.

Os dados relativos ao consumo foram coletados a partir de questionários aplicados durante a avaliação de 826 pacientes elegíveis participantes do estudo Alliance, e posteriormente foram ajustados em relação a outros fatores de risco conhecidos, como hábitos dos pacientes e características da doença.

Com seguimento mediano de 6,5 anos, o resultado do estudo demonstrou que o consumo ≥ 2 porções (cada porção representa cerca de 30 gramas) de nozes por semana promoveu 42% de redução no risco de recorrência do tumor ou do surgimento de outro tumor primário (SLD HR 0,58; IC 95%, 0,37-0,92; p=0,03). Os resultados revelaram também redução de 57% no risco de morte (SG HR 0,43; IC 95%, 0,25-0,74; p=0,01), mesmo após o ajuste a outros fatores de risco, como idade, sexo, IMC, profundidade de invasão do tumor e número de linfonodos comprometidos.

Nas análises complementares, foi evidenciado que o consumo de amendoim e manteiga de amendoim não promoveram benefício em nenhum dos desfechos.

Os autores concluem que, apesar de ser um estudo observacional, a avaliação prospectiva dos participantes de um estudo clínico randomizado é um ponto positivo para a análise devido o seguimento mais próximo e padronizado, diferentemente dos estudos observacionais populacionais.

Os resultados apresentados corroboram o papel dos hábitos alimentares e estilo de vida no desfecho de pacientes com câncer de cólon, conforme demonstrado em outros estudos prévios.

Por Dr. Daniel Vargas P. de Almeida.

Continue sua leitura

Mais informações e estudos no MOC Tumores Sólidos

Acessar MOC

Seja o primeiro a saber das novidades, cursos e novos manuais que serão lançados.

Cadastre-se abaixo para ter acesso:

Seu e-mail
Sua área de atuação

Sobre quais áreas você tem interesse de receber conteúdos?