Editores da série MOC: Antonio Carlos Buzaid - Fernando Cotait Maluf - Carlos H. Barrios

Editor-convidado: Caio Max S. Rocha Lima

Diversos

Nova droga aprovada pela ANVISA para tratamento de sarcoma de partes moles

Por Dr. Daniel Vargas P. de Almeida.

A ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovou no último dia 26 de dezembro o anticorpo monoclonal olaratumabe (Lartruvo®) para tratamento de pacientes com sarcomas de partes moles irressecável ou metastático em tratamento combinado com antracíclicos.

Trata-se de um anticorpo monoclonal anti fator de crescimento derivado de plaquetas (anti-PDGFR⍺), uma via de sinalização importante nos mecanismos de diferenciação, crescimento e angiogênese das células de origem mesenquimal.Celula

O tratamento com olaratumabe foi avaliado em estudo de fase II com 133 pacientes portadores de sarcoma de partes moles localmente avançados ou metastáticos randomizados para tratamento sistêmico com doxorrubucina isolada ou em associação ao anticorpo.  O tratamento com doxorrubucina + olaratumabe atingiu o desfecho principal do estudo, com ganho de 2,5 meses de sobrevida livre de progressão sobre o tratamento com antracíclico isolado. Nos seus objetivos secundários, o tratamento combinado também demonstrou ganho numericamente superior de taxa de resposta objetiva (18,2% vs 11,9%) e benefício estatisticamente significativo em sobrevida global da ordem de 11,8 meses.

“Esta aprovação chega em um cenário de doença com avanços limitados no seu tratamento nas últimas décadas e traz uma nova e promissora opção de tratamento para médicos e pacientes”, ressalta Dr. Rafael Schmerling do Centro Oncológico Antônio Ermírio de Moraes da BP, a Beneficência Portuguesa de São Paulo.

Dados de estudo fase III ainda são aguardados para confirmação dos resultados.

Continue sua leitura

Mais informações e estudos no MOC Tumores Sólidos

Acessar MOC

Seja o primeiro a saber das novidades, cursos e novos manuais que serão lançados.

Cadastre-se abaixo para ter acesso:

Seu e-mail
Sua área de atuação

Sobre quais áreas você tem interesse de receber conteúdos?